A ética da mediação: aspectos da crítica da mídia em Roger Silverstone

Autores

  • Marcio Serelle Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v10i2p75-90

Palavras-chave:

Mediação, mídia, ética, crítica, Roger Silverstone

Resumo

Este é um artigo teórico que pretende contribuir para a discussão do conceito de mediação na obra de Roger Silverstone. Pare esse autor, a mediação é compreendida como um processo múltiplo, transformativo e assimétrico, que envolve dimensões tecnológicas e sociais. Fundamental para o modo como nos relacionamos com o outro no cotidiano, a mediação da mídia possui implicações éticas. Neste trabalho, recupero ainda, conceitos de autores como Raymond Williams, Martín-Barbero e Nick Couldry, que informam e/ou dialogam com a perspectiva de Silverstone. Desse debate, emergem apontamentos para uma crítica baseada no desafio de mediação, que demanda a reflexão acerca de nossas relações com a mídia e seus modelos de representação.

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Biografia do Autor

  • Marcio Serelle, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
    Programa em Pós-Graduação em Comunicação Social. Belo Horizonte − MG, Brasil

Publicado

2016-08-31

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Serelle, M. (2016). A ética da mediação: aspectos da crítica da mídia em Roger Silverstone. MATRIZes, 10(2), 75-90. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v10i2p75-90