Stuart Hall, os estudos fílmicos e o cinema

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v10i3p77-88

Palavras-chave:

Stuart Hall, cinema, identidade, representação, estereótipo

Resumo

Este ensaio explora as relações entre Stuart Hall e o cinema a partir de três tópicos mais delimitados: 1) a articulação dos conceitos de diferença, identidade, representação e estereótipo como foram trabalhados por Hall na sua relação com o cinema; 2) o impacto do seu pensamento na produção cinematográfica, sobretudo naqueles filmes da década de 1980 que tematizaram diretamente a sociedade multicultural e as questões étnicas do hibridismo cultural, usando como estudo de caso mais direto o filme Minha adorável lavanderia; e 3) as relações mais diretas que estabeleceu com o audiovisual, seja nos seus vínculos com o cinema negro britânico ou nos modos a partir dos quais foi retratado no filme The Stuart Hall Project.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Angela Freire Prysthon, Universidade Federal de Pernambuco

    Angela Prysthon é professora associada do Departamento de Comunicação da UFPE. Doutorou-se em 1999 em Teoria Crítica pela Universidade de Nottingham. Realizou estágio sênior no departamento de Film Studies da Universidade de Southampton. 

Referências

BADLEY, L.; PALMER, R. B.; SCHNEIDER, S. J. (Eds.). Traditions in world cinema. Edimburgo: Edinburgh University Press, 2006.

BLACK AND WHITE IN COLOUR. Direção: Isaac Julien. Londres: BFI, 1993. (VHS)

CLARK, A. Film of the week: The Stuart Hall Project. BFI, Londres, 31 mar. 2013. Disponível em: <https://goo.gl/hT4Kat>. Acesso em: 31 mar. 2015.

DISSANAYAKE, W.; GUNERATNE, A. (Orgs.). Rethinking third cinema. Londres; Nova Iorque: Routledge, 2003.

DYER, R. White: essays on race and culture. Londres; Nova Iorque: Routledge, 1997.

______. Heavenly bodies: film stars and society. 2. ed. Londres; Nova Iorque: Routledge, 2004.

FRANTZ FANON: BLACK SKIN, WHITE MASKS. Direção: Isaac Julien. Londres: BFI, 1997. (DVD)

GRANT, C.; KUHN, A. (Eds.). Screening world cinema. Londres; Nova Iorque: Routledge, 2006.

HALL, S. Cultural identity and cinematic representation. Framework, London, n. 36, p. 68-82, 1989.

______. Encoding/Decoding. In: DURING, S. (Ed.). The cultural studies reader. Londres; Nova Iorque: Routledge, 1993. p. 90-103.

______. The spectacle of the “Other”. In: HALL, S.; EVANS, J.; NIXON, S. (Orgs.). Representation: cultural representations and signifying practices. Londres: Sage, 1997. p. 225-279.

HALL, S.; WHANNEL, P. The popular arts. Londres: BFI; Pantheon, 1965.

HANDSWORTH SONGS. Direção: John Akomfrah. Londres: BFI, 1986. (VHS)

JULIEN, I. In memoriam: Stuart Hall. BFI, Londres, 12 fev. 2014. Disponível em: <https://goo.gl/6GQyy7>. Acesso em: 31 mar. 2015.

KOROSSI, G. The Stuart Hall Project: John Akomfrah interview. BFI, Londres, 2014. Disponível em: <https://goo.gl/8etzY2>. Acesso em: 31 mar. 2015.

LOOKING FOR LANGSTON. Direção: Isaac Julien. Londres: BFI, 1989. (DVD)

MONALISA. Direção: Neil Jordan. New York: Handmade Films, 1986.(DVD)

MULVEY, L. Visual pleasure and narrative cinema. Screen, Londres, v. 16, n. 3, p. 6-27, 1975.

MY BEAUTIFUL LAUNDRETTE. Direção: Stephen Frears. New York: Criterion Collection, 1985. (DVD)

THE ATTENDANT. Direção: Isaac Julien. Londres: Channel Four, 2000. (VHS)

SAMMY AND ROSIE GET LAID. Direção: Stephen Frears. Londres: BFI, 1987. (VHS)

SHIEL, M.; FITZMAURICE, T. (Orgs.). Cinema and the city: film and urban societies in a global context. Oxford: Blackwell, 2001.

SHOHAT, E.; STAM, R. Crítica da imagem eurocêntrica. São Paulo: Cosac Naify, 2006.

SOLANAS, F.; GETINO, O. Hacia un Tercer Cine. Tricontinental, La Habana, n. 14, p. 107-132, out. 1969.

THE STUART HALL PROJECT. Direção: John Akomfrah. Londres: BFI, 2014. (DVD)

THE UNFINISHED CONVERSATION. Instalação de John Akomfrah. Londres: Tate Britain, 2014.

TURNER, G. Film as social practice. Londres; Nova Iorque: Routledge, 1988.

______. (Ed.). The film cultures reader. Londres; Nova Iorque: Routledge, 2002.

VITALI, V.; WILLEMEN, P. (Eds.). Theorising national cinema. Londres: BFI, 2006.

Publicado

2016-12-23

Edição

Seção

Stuart Hall, sua história

Como Citar