“Na outra ponta” do Brasil

experiências com escritos de Stuart Hall na Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v10i3p89-104

Palavras-chave:

Stuart Hall, Estudos Culturais, Comunicação, Cultura, Amazônia.

Resumo

Centrado no pensamento fronteiriço de Stuart Hall, este artigo problematiza a importância dos estudos culturais acerca das formas comunicacionais enquanto práticas socioculturais na Amazônia. Analisa sete dissertações de mestrado, que reafirmam a atualidade do intelectual jamaicano no norte do Brasil, deixando ver: a) os processos dinâmicos e multifacetados de construção de identidades; b) as formas de comunicação e os suportes tecnológicos que as diversificam e as disseminam. As reflexões estabelecidas nos trabalhos analisados evidenciam a contribuição do pensamento de Hall para o entendimento das práticas socioculturais na outra ponta do Brasil.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Agenor Sarraf Pacheco, Universidade Federal do Pará (UFPA)
    Pós-Doutor em Comunicação, Linguagens e Cultura (UNAMA, 2016). Mestre e Doutor em História Social PUC-SP, 2004/2009). Professor do Curso de Museologia e dos Programas de Pós-Graduação em Antropologia e História Social da Amazônia da Universidade Federal do Pará (UFPA).
  • Maria Ataide Malcher, Universidade Federal do Pará
    Mestra e Doutora em Ciências da Comunicação (USP, 2001/2005). Professora da Faculdade de Comunicação e  o Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia, ambos da UFPA. Pesquisadora líder do Grupo  de Pesquisa em Processos de Comunicação (Pespcom), certificado pelo CNPq
  • Fernanda Chocron Miranda, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Integrante do Grupo de Pesquisa em Comunicação e Práticas Culturais e do Grupo de Pesquisa em Processos de Comunicação (Pespcom), ambos certificado pelo CNPq.

Referências

ALBUQUERQUE, G. R. de; ANTONACCI, M. A. (Orgs.). Desde as Amazônias: Colóquios (volume I-II). Rio Branco: Nepan, 2014.

BRASIL. Ministério da Educação. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Plano Nacional de Pós-Graduação – PNPG 2011-2020: coordenação de pessoal de nível superior. Brasília, DF: Capes, 2010.

GLISSANT, É. Introdução a uma poética da diversidade. Tradução de Enilce do Carmo Albergaria Rocha. Juiz de Fora: UFJF, 2005.

HALL, S. Entrevista com Stuart Hall – de Heloísa Buarque de Hollanda e Liv Sovik. Muiraquitã, Rio Branco, v. 2, n. 1, p. 203-214, 2013.

______. Identidade cultura e diáspora. Comunicação & Cultura: A cor dos media, Lisboa, v. 1, p. 21-35, 2006a.

______. A identidade cultural na pós-modernidade. 11. ed. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva e Guacira Lopes Louro. Rio de Janeiro: DP&A, 2006b.

______. Raça, cultura e comunicações: olhando para trás e para frente dos estudos culturais. Projeto História, São Paulo, v. 31, p. 15-24, 2005.

______. Notas sobre a desconstrução do popular. In: ______. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Tradução de Adelaine La Guardiã Resende et. al. Belo Horizonte: UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003. p. 231-247.

LIMA, V. A. de. Stuart Hall (1932-2014): um esquecido nos estudos de mídia no Brasil. Jornal de Debates, edição 837, 10 de fev. 2015. Disponível em: <http://observatoriodaimprensa.com.br/jornal-dedebates/_ed837_um_esquecido_nos_estudos_de_midia_no_brasil/>. Acesso em: 21 dez. 2015.

LOPES, M. I. V. de. O campo da comunicação sua constituição, desafios e dilemas. Revista Famecos, Porto Alegre, n. 30, p. 16-30, 2006.

MARTÍN-BARBERO, J. Ofício de cartógrafo: travessias latino-americanas de comunicação na cultura. Tradução de Fidelina González. São Paulo: Loyola, 2004.

_______. Dos meios às mediações: comunicação, cultura e hegemonia. 2. ed. Rio de Janeiro: UFRJ, 2001.

MARTINO, L. M. S. Trilhas da investigação epistemológica: o GT Epistemologia da Comunicação da COMPÓS. In: ENCONTRO ANUAL DA COM-PÓS, 23., 2014, Belém. Anais... Belém: COMPÓS, 2014.

MIGNOLO, W. D. Histórias Locais/Projetos Globais: colonialidade, saberes subalternos e pensamento liminar. Tradução de Solange Ribeiro de Oliveira. Belo Horizonte: UFMG, 2003.

MIRANDA, F. C. Cartografia movente: uma postura de pesquisa em comunicação. 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2013.

NASCIMENTO, A. K. P. do. Balanço Geral Pará: modos de endereçamento e padrão tecno-estético. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Programa de Pós-Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2014.

NELSON, C.; TREICHLER, P.; GROSSBERG, L. Estudos culturais: uma introdução. In: SILVA, T. T. da (Org.). Alienígenas na sala de aula. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995. p. 7-38.

NUNES, A. C. M. No palco da cultura marajoara: identidades e saberes em Mestre Damasceno. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura, Universidade da Amazônia, Belém, 2013.

PACHECO, A. S.; CORRADI, A. História em Mundos Cruzados: afroindigenismo pelos circuitos marajoaras. Projeto História, São Paulo, n. 56, p. 185-214, 2016.

REIS, M. V. L. Entre poéticas e batuques: trajetórias de Bruno de Menezes. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura, Universidade da Amazônia, Belém, 2012.

RESTREPO, E.; WALSH, C.; VICH, V. Introdución: práctica crítica y vocación política: pertinência de Stuart Hall em los estúdios culturales latino-americanos. In: ______. Sin garantias: trayectorias y problemáticas en estúdios culturales. Stuart Hall. Bogotá: Envión; Instituto de Estudios Sociales y Culturales; Lima: Instituto de Estudios Peruanos; Quito: Universidade Andina Simón Bolívar, 2010a. p. 7-14.

RESTREPO, E.; WALSH, C.; VICH, V. (Orgs.). Sin garantias: trayectorias y problemáticas en estúdios culturales. Stuart Hall. Bogotá: Envión; Insti-tuto de Estudios Sociales y Culturales; Lima: Instituto de Estudios Peruanos; Quito: Universidade Andina Simón Bolívar, 2010b.

RODRIGUES, R. de O. TV aberta no Marajó: usos e apropriações pelos moradores da comunidade São Pedro em Breves-Pará-Amazônia. 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) – Programa de Pós--Graduação Comunicação, Cultura e Amazônia, Universidade Federal do Pará, Belém, 2012.

SANTOS, B. de S. (Org.). As vozes do mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.S

ANSONE, L. Parta Stuart Hall. Revista de Estudos e Pesquisas Sobre as Américas, v. 8, p. 2-12, 2014.

SILVA, J. da S. No ar, na água e na terra: uma cartografia das identidades nas encantarias da Amazônia Nordestina (Capanema-PA). 2011. Dissertação (Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura, Universidade da Amazônia, Belém, 2011.

SOVIK, L. Pensando com Stuart Hall. In: GOMES, I. M. M.; JANOTTI Jr., J. (Orgs.). Comunicação e estudos culturais. Salvador: Edufba, 2011. p. 49-62.

______. Apresentação: para ler Stuart Hall. In: HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Tradução de Adelaine La Guardiã Resende et al. Belo Horizonte: UFMG; Brasília: Representação da UNESCO no Brasil, 2003. p. 9-22.

VELARDE, J. C. No crepúsculo: memórias subversivas da ditadura civil-militar na Amazônia Paraense (1964-85). Dissertação (Mestrado em Comunicação, Linguagens e Cultura) – Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura, Universidade da Amazônia, Belém, 2012.

WILLIAMS, R. Televisión: tecnologia e forma cultural. Buenos Aires: Paidós, 2011.

Publicado

2016-12-23

Edição

Seção

Stuart Hall, sua história

Como Citar

“Na outra ponta” do Brasil: experiências com escritos de Stuart Hall na Amazônia. (2016). MATRIZes, 10(3), 89-104. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v10i3p89-104