Teorias intermediárias: uma estratégia para o conhecimento comunicacional

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v14i2p101-117

Palavras-chave:

Teorias intermediárias, Conhecimento comunicacional, Analítica, Desentranhamento

Resumo

O artigo apresenta uma percepção sobre o perfil do conhecimento comunicacional, entre uma preocupação com teorias gerais e a posição interdisciplinarista, assinalando limites das duas possibilidades. Propõe, como alternativa, uma analítica voltada para a descoberta de características do complexo fenômeno comunicacional. Reconhece o risco, nessa posição, de manutenção da atual dispersão de abordagens. A proposta para superar essa dispersão é o desenvolvimento, a partir da visada analítica, de teorias intermediárias da comunicação. Discute os cuidados necessários para a eficácia epistemológica dessa produção. Em conclusão, sistematiza aspectos da estratégia através de quatro movimentos em uma dinâmica integrada.

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Biografia do Autor

  • José Luiz Warren Jardim Gomes Braga, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Professor Titular no PPG em Comunicação da Unisinos (RS) desde 1999, tendo coordenado o Programa de 2002 a 2004. Doutor em Comunicação pelo Institut Français de Presse (1984). Pesquisador 1B do CNPq. Pós-Doutorado no PPG em Comunicação da UFMG. Foi pesquisador no Instituto de Pesquisas Espaciais (Projeto Saci) e professor na UFPB e na UnB. Foi Presidente da COMPÓS, gestão 1993-95. Autor de "A sociedade enfrenta sua mídia – dispositivos sociais de crítica midiática" (Editora Paulus, São Paulo, 2006) e de outros livros e artigos acadêmicos na área da Comunicação.

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Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Braga, J. L. W. J. G. (2020). Teorias intermediárias: uma estratégia para o conhecimento comunicacional. MATRIZes, 14(2), 101-117. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v14i2p101-117