A Vertente Mattelart como pensamento comunicacional crítico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v14i3p7-25

Palavras-chave:

Mattelart, Teoria crítica da comunicação, Comunicação

Resumo

Introdução ao número especial sobre os Mattelart.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Alberto Efendy Maldonado, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

    Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Titular da cátedra Centro Internacional de Estudios Superiores de Comunicación para América Latina (Ciespal) Armand Mattelart. Coordenador geral para a América Latina da Rede Amlat.

  • Roseli Figaro, Universidade de São Paulo

    Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo.

Referências

Dorfman, A., & Mattelart, A. (1972). Para leer al Pato Donald: Comunicación de masas y colonialismo. Siglo XXI Editores.

Kaplún, M. (1988). Los Mattelart hoy: Entre la continuidad y la ruptura. Una vision desmistificadora de “Los nuevos paradigmas”. Diálogos de la Comunicación, (21), 1-12.

Mattelart, A. (1976). Multinacionais e sistemas de comunicação. LECH Livraria e Editora Ciências Humanas.

Mattelart, A. (1991). La publicidad. Paidós. (Trabalho original publicado em 1990)

Mattelart, A. (1993). Geopolítica de la cultura. Editorial Trilce.

Mattelart, A. (1994). Comunicação-mundo: História das ideias e das estratégias. Vozes. (Trabalho original publicado em 1991)

Mattelart, A. (1996). A invenção da comunicação. Instituto Piaget. (Trabalho original publicado em 1994)

Mattelart, A. (2002a). História da sociedade da informação. Loyola. (Trabalho original publicado em 2001)

Mattelart, A. (2002b). História da utopia planetária: Da cidade profética à sociedade global. Sulina. (Trabalho original publicado em 1999)

Mattelart, A. (2005). Diversidade cultural e mundialização. Parábola.

Mattelart, A. (2009). Um mundo vigilado. Paidós. (Trabalho original publicado em 2007)

Mattelart, A., Delcourt, X., & Mattelart, M. (1987). A cultura contra a democracia? O audiovisual na época transnacional. Brasiliense.

Mattelart, A., & Mattelart, M. (1976). Los medios de comunicación de masas: La ideología de la prensa liberal en Chile. El Cid Editor.

Mattelart, A., & Mattelart, M. (1999). História das teorias de comunicação. Loyola. (Trabalho original publicado em 1995)

Mattelart, A., & Mattelart, M. (2004). Pensar as mídias. Loyola. (Trabalho original publicado em 1986)

Mattelart, A., & Neveu, É. (2004). Introdução aos estudos culturais. Parábola.

Mattelart, A., & Piemme, J. M. (1981). La televisión alternativa. Anagrama.

Mattelart, A., & Schmucler H. (1983). América Latina en la encrucijada telemática. Paidos.

Mattelart, A., & Stourdze, Y. (1984). Tecnología, cultura y comunicación. Mitre.

Mattelart, A., & Vitalis., A. (2015). De Orwell al cibercontrol. Barcelona. (Trabalho original publicado em 2014)

Mattelart, M. (1977). La cultura de la opresión femenina. Era.

Mattelart, M. (1978). Comunicación e ideologías de la seguridad. Anagrama.

Mattelart, M. (1982). Mujeres e industrias culturales. Anagrama.

Mattelart, M., & Mattelart, A. (1968). La mujer chilena en una nueva sociedad: Un estudio exploratorio acerca de la situación e imagen de la mujer en Chile. Editorial del Pacífico.

Mattelart, M., & Mattelart, A. (1977). Frentes culturales y movilización de masas. Anagrama.

Mattelart, M., & Mattelart, A. (1989). O carnaval das imagens: A ficção na TV. Brasiliense. (Trabalho original publicado em 1987)

Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Introdução

Como Citar

A Vertente Mattelart como pensamento comunicacional crítico. (2020). MATRIZes, 14(3), 7-25. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v14i3p7-25