As indústrias culturais e mediáticas: uma abordagem sócio-econômica

Autores

  • Bernard Miège Universidade Javeriana de Bogotá

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v1i1p41-54

Palavras-chave:

Concentration – convergence – économie politique de la communication - financiarisation – industrialisation de la culture, de l’information et de la communication – industries des médias – industrie publicitaire - théorie des industries culturelles - Tic

Resumo

As indústrias culturais e mediáticas são hoje abordadas sob diferentes ângulos por um grande número de correntes de análises econômicas e sociológicas. Do ponto de vista da economia política e da comunicação e, mais particularmente a partir daquilo que na Europa pode-se designar como «teoria das indústrias culturais», este artigo, resolutamente sintético, visa reavaliar as abordagens na era da globalização e do desenvolvimento das técnicas da informação e da comunicação. Nesta perspectiva, ele precisa o que são as originalidades persistentes ou mantidas desta categoria particular de indústrias, chamadas, doravante, a tornarem-se as indústrias de conteúdo das novas mídias. Palavras chave: convergência; economia política da comunicação; indústrias das mídias; publicidade; teoria das indústrias culturais.

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Biografia do Autor

  • Bernard Miège, Universidade Javeriana de Bogotá
    Professor de comunicação com formação em política e economia

Publicado

2007-10-15

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

As indústrias culturais e mediáticas: uma abordagem sócio-econômica. (2007). MATRIZes, 1(1), 41-54. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v1i1p41-54