A nova visibilidade

Autores

  • John B. Thompson Universidade de Cambridge

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v1i2p15-38

Palavras-chave:

visibility, communication media, politics, public domain

Resumo

O ponto de partida é a idéia de que o mundo dos meios de comunicação elabora uma nova visibilidade mediada, tornando visíveis as ações e os acontecimentos cada vez mais difíceis de serem controlados. Trata-se de uma estratégia explícita por parte daqueles que bem sabem ser a visibilidade mediada uma arma possível no enfrentamento das lutas diárias. Neste ensaio delinearei brevemente minha maneira de pensar a nova visibilidade e suas implicações. Comecemos por situar o tema da visibilidade no contexto de uma teoria social dos meios de comunicação, já que - como tentarei demonstrar – o surgimento de uma nova visibilidade está defi nitivamente relacionado a novas maneiras de agir e interagir trazidas com a mídia.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • John B. Thompson, Universidade de Cambridge
    Professor de Sociologia na Universidade de Cambridge, Inglaterra.

Publicado

2008-04-15

Edição

Seção

Dossiê