Políticas culturais e novos desafios

  • Antonio Albino Canelas Rubim Universidade Federal da Bahia

Resumo

Inúmeros são os desafios enfrentados pelas políticas culturais desde sua invenção em meados do século XX. A primeira emergência das políticas culturais no cenário mundial, entre 1970 e 1982, colocou um conjunto de desafios e ancorou sua legitimidade na construção das identidades nacionais, que ocupavam centralidade. A segunda emergência, ocorrida no final do milênio, está inscrita em uma sociabilidade alterada por um novo momento do capitalismo, na qual: novos parâmetros econômicos estão presentes; a glocalização aparece como uma realidade; as comunicações e as redes ambientam a sociedade etc. Transversalidade e diversidade culturais são essenciais para entender os novos desafios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Antonio Albino Canelas Rubim, Universidade Federal da Bahia
Pós-doutor em Políticas Culturais e doutor em Sociologia. Docente do Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade e do Programa de Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia.
Publicado
2009-06-15
Como Citar
Rubim, A. A. (2009). Políticas culturais e novos desafios. MATRIZes, 2(2), 93-115. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v2i2p93-115
Seção
Dossiê