TELENOVELA AS A COMMUNICATIVE RESOURCE

  • Maria Immacolata Vassallo de Lopes Escola de Comunicações e Artes
Keywords: telenovela brasileira, narrativa da nação, recurso comunicativo, fórum de debates, imaginação melodramática

Abstract

O presente artigo reflete sobre o caso da telenovela brasileira a partir de dois eixos. O primeiro demonstra como a telenovela no Brasil se incorporou, ao longo de sua história, à cultura do país, tornando-se um de seus elementos mais distintivos e aquele que, possivelmente, melhor caracteriza hoje uma «narrativa da nação». O segundo defende a hipótese de que por ter conseguido alta credibilidade, a telenovela brasileira tornou-se um espaço público de debates de temas representativos da modernidade que se vive no país, convertendo-se assim em um «recurso comunicativo». Este, quando ativado, possibilita compartilhar os direitos culturais, a diversidade étnica e a convivência social, logrando maior consciência e motivação para práticas contra os conflitos e desigualdades que marcam a sociedade. O objetivo é entender mais e melhor como uma narrativa pensada para o entretenimento de mulheres pode chegar a essa condição. Para finalidade de exposição, cada um desses objetivos é tratado em uma das duas partes em que se compõe o artigo.

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Author Biography

Maria Immacolata Vassallo de Lopes, Escola de Comunicações e Artes
Professora titular da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da USP. Seus estudos versam sobre Epistemologia da Comunicação, Estudos de Recepção e Ficção Televisiva. Coordena o Observatório Iberoamericano de Ficção Televisiva (OBITEL).
Published
2011-12-15
How to Cite
Lopes, M. I. V. de. (2011). TELENOVELA AS A COMMUNICATIVE RESOURCE. MATRIZes, 3(1), 21-47. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v3i1p21-47
Section
Dossier