Poder, cultura das mídias e novas mídias

Autores

  • Robin Mansell London School of Economics & Political Science

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v3i1p99-117

Palavras-chave:

Sociedade da Informação, Novas Mídias, Tecnologias da Informação e da Comunicação, Relações de Poder, Igualdade

Resumo

Este artigo examina de maneira crítica alguns dos argumentos e contra-argumentos direcionados à Sociedade da Informação. É dada especial atenção às origens da visão predominante sobre sociedades que são cada vez mais dependentes de tecnologias da informação e da comunicação e do processamento de informações. Embora alguns pensadores entendam que esse fato está intimamente associado com sociedades cada vez mais informadas, o presente artigo destaca algumas das perspectivas mais críticas a esse respeito. Questiona-se também se, à luz da expansão da Internet e como celeiro de novas plataformas digitais, haveria evidência de alguma mudança sustentável nas relações de poder que pudesse gerar maior igualdade.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Robin Mansell, London School of Economics & Political Science
    Professora e diretora do Departamento de Mídias e Comunicações da London School of Economics & PoliticalScience (LSE). Foi presidente da International Association for Media and Communication Research (IAMCR). Sua pesquisa trata das políticas sociais e econômicas associadas com as tecnologias de informação e comunicação.

Publicado

2011-12-15

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Mansell, R. (2011). Poder, cultura das mídias e novas mídias. MATRIZes, 3(1), 99-117. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v3i1p99-117