Para compreendê-los, temos que criá-los: jovens, cultura e comunicação

  • Omar Rincón Univerdad de los Andes

Abstract

Nesta coletânea de ensaios, pesquisadores dos campos da Comunicação e das Ciências Sociais analisam diferentes aspectos que compõem o complexo e multiforme universo das culturas juvenis contemporâneas. Na primeira parte, são examinados eixos temáticos recorrentes na caracterização do que seriam os “retratos da nova geração” difundidos pelas indústrias culturais, além de percepções dos próprios jovens a respeito dessas imagens estereotipadas. A segunda parte apresenta análises sistemáticas de variados aspectos do circuito de produção e de apropriação cultural juvenil, privilegiando, em geral, a (net)etnografia como ferramenta metodológica.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Omar Rincón, Univerdad de los Andes
Professor adjunto da Univerdad de los Andes (Colômbia), Diretor do Centro de Competência em Comunicação para América Latina da Fundação Friedrich Ebert. Autor de Narrativas mediáticas o cómo cuenta la sociedad del entretenimiento, Barcelona, Gedisa, 2006. Editor de Los tele-presidentes: cerca del pueblo, lejos de la democracia, Bogotá, C3-FES, 2008. Tradução do español por Ariane Aboboreira.
Published
2011-12-15
How to Cite
Rincón, O. (2011). Para compreendê-los, temos que criá-los: jovens, cultura e comunicação. MATRIZes, 3(1), 241-246. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v3i1p241-246
Section
Book reviews