Para compreendê-los, temos que criá-los: jovens, cultura e comunicação

Autores

  • Omar Rincón Univerdad de los Andes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v3i1p241-246

Palavras-chave:

cultura juvenil, jovem, etnografia

Resumo

Nesta coletânea de ensaios, pesquisadores dos campos da Comunicação e das Ciências Sociais analisam diferentes aspectos que compõem o complexo e multiforme universo das culturas juvenis contemporâneas. Na primeira parte, são examinados eixos temáticos recorrentes na caracterização do que seriam os “retratos da nova geração” difundidos pelas indústrias culturais, além de percepções dos próprios jovens a respeito dessas imagens estereotipadas. A segunda parte apresenta análises sistemáticas de variados aspectos do circuito de produção e de apropriação cultural juvenil, privilegiando, em geral, a (net)etnografia como ferramenta metodológica.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Omar Rincón, Univerdad de los Andes
    Professor adjunto da Univerdad de los Andes (Colômbia), Diretor do Centro de Competência em Comunicação para América Latina da Fundação Friedrich Ebert. Autor de Narrativas mediáticas o cómo cuenta la sociedad del entretenimiento, Barcelona, Gedisa, 2006. Editor de Los tele-presidentes: cerca del pueblo, lejos de la democracia, Bogotá, C3-FES, 2008. Tradução do español por Ariane Aboboreira.

Publicado

2011-12-15

Edição

Seção

Resenhas de livros

Como Citar

Para compreendê-los, temos que criá-los: jovens, cultura e comunicação. (2011). MATRIZes, 3(1), 241-246. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v3i1p241-246