As novas narrativas da ficção televisiva e a Internet

  • Charo Lacalle Universidad Autónoma de Barcelona

Abstract

A constante retroalimentação entre a televisão e as novas tecnologias expande os limites de interpretação e confgura novos modelos narrativos e novas modalidades de cooperação textual que estão modifcando de maneira radical os paradigmas de texto e de interpretação. A incorporação crescente dos usuários na Rede propicia a configuração de um entorno midiático onde as fronteiras entre produção e recepção são cada vez mais difusas, o que está transformando a Rede no principal aliado da ficção televisiva. Neste artigo (realizado no âmbito de uma pesquisa sobre a construção da identidade juvenil na ficção televisiva e nas novas tecnologias), são repassados os principais marcos da parceria crescente entre televisão e internet, à luz das diferentes modalidades de retroalimentação propiciadas pela nova transmedia storytelling.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Charo Lacalle, Universidad Autónoma de Barcelona
Catedrática do Departamento de Jornalismo e Ciências da Comunicação da Universidad Autónoma de Barcelona. Especialista em análise do audiovisual e coordenadora espanhola do Obitel (Observatório Ibero-Americano de Ficção Televisiva). Entre outros livros, publicou "El discurso televisivo sobre la inmigración" (Omega) e "El espectador televisivo" (Gedisa).
Published
2011-12-15
How to Cite
Lacalle, C. (2011). As novas narrativas da ficção televisiva e a Internet. MATRIZes, 3(2), 79-102. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v3i2p79-102
Section
Dossier