As contribuições do pragmatismo de William James e da fenomenologia social de Alfred Schütz à Comunicação

  • Marta Rizo García Universidad Autónoma de México

Abstract

É comum no campo da Comunicação aceitar as relações entre a Sociologia e as Ciências da Comunicação. Também é parte da cosmovisão do campo da Comunicação incluir-se como parte das Ciências Sociais. O que acontece com a Filosofa? A Filosofa é uma matriz disciplinária relacionada à Comunicação? Com o que a Filosofa contribuiu para a Comunicação? Neste texto estão algumas refexões em torno da relação entre esses dois campos de conhecimento, e se identifcam relações, distâncias, pontos de acordo e possibilidades. Para isso, parte de duas correntes flosófcas que podem problematizar as refexões sobre a Comunicação: o Pragmatismo de William James e a Fenomenologia Social de Alfred Schütz.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Marta Rizo García, Universidad Autónoma de México
Doutora em Comunicação pela Universidad Autónoma de Barcelona. Coordenadora do Plantel Centro Histórico e Professora da Academia de Comunicación y Cultura da Universidad Autónoma de México.
Published
2011-12-15
How to Cite
Rizo García, M. (2011). As contribuições do pragmatismo de William James e da fenomenologia social de Alfred Schütz à Comunicação. MATRIZes, 3(2), 221-235. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v3i2p221-235
Section
Em Pauta/Agenda