Com as máquinas, rumo ao diálogo

  • Fernando Resende Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: imagem, técnica, comunicação, diálogo

Resumo

O universo das imagens técnicas, contemplado por Vilém Flusser, é este do qual faz parte o homem pós-histórico – todos nós –, sujeitos que experimentam o mundo através dos objetos nos quais, em uma dada superfície, agregam-se pontos que nos dão a ver o mundo que vivemos. Em um pensamento espiralado, o também chamado filósofo da mídia nos conduz à problematização e à compreensão complexa das ações que nos levam à produção de tais objetos. Esta resenha procura jogar luz sobre o que se apresenta como um possível projeto de comunicação dialogante, colocando em questão, a partir do diagnóstico e dos prognósticos de Flusser, o papel crucial que nos cabe nos dias atuais: construir diálogos na superfície.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernando Resende, Universidade Federal Fluminense
Professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense (UFF). Autor do livro Textuações: ficção e fato no Novo Jornalismo de Tom Wolfe (SP: Annablume/Fapesp, 2002).
Publicado
2011-12-15
Como Citar
Resende, F. (2011). Com as máquinas, rumo ao diálogo. MATRIZes, 3(2), 239-242. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v3i2p239-242
Seção
Resenhas de livros