As manifestações públicas da audiência

Autores

  • Roger de la Garde Laval University

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v4i1p193-202

Palavras-chave:

audiência, públicos, multidões, massa, indústrias culturais, audience, publics, crowd, mass, cultural industries

Resumo

A comunicação móvel confirmou nossa entrada na Era Pós-rede. Este estado de coisas não só desafiou a economia da indústria da televisão, tornando a “captura” de audiências mais complexa e aleatória, mas também a noção básica do próprio público. Ao fazê-lo, esta era pós-rede reativou, o debate que acompanhou a expansão das indústrias culturais e da introdução da era das redes, quando e onde “audiências” tornaram-se um substituto para “públicos” e “ratings” para a “aprovação popular”, e as “sondagens” por “debates públicos”. A Era atual oferece a oportunidade de refl etir sobre como as “audiências” foram e são construídas, como se manifestam, e qual impacto têm em nossa concepção, e na pesquisa dos “públicos”, da “massa” e da “plebe”.

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Publicado

2011-12-15

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

Garde, R. de la. (2011). As manifestações públicas da audiência. MATRIZes, 4(1), 193-202. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v4i1p193-202