As crianças e a mídia: uma abordagem sob a ótica dos Estudos Culturais

  • D av i d B u c k i n g h a m Institute of Education da University of London
Palavras-chave: Estudos Culturais, crianças, televisão, circuito cultural, significados

Resumo

Ao desafiar a psicologia tradicional e a pesquisa sobre os efeitos da mídia, o texto propõe uma abordagem para estudo das correlações das crianças com a mídia, com foco na televisão, retomando a abordagem dos Estudos Culturais, embora as pesquisas do Centro de Birmingham não tenham se dedicado a essa faixa etária. O trabalho utiliza o modelo de circuito cultural, refuta a visão de significado como algo que a mídia distribui a públicos passivos e afirma que o público é ativo, mas atua sob condições que não são de sua própria escolha. No caso das crianças, suas relações com a mídia são estruturadas e restringidas por discursos e instituições sociais mais amplos, que procuram definir a infância de determinadas formas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

D av i d B u c k i n g h a m, Institute of Education da University of London
Diretor do Centre for the Study of Children, Youth and Media, do Institute of  Education da University of London, England.
Publicado
2012-06-13
Como Citar
B u c k i n g h a m, D. av i d. (2012). As crianças e a mídia: uma abordagem sob a ótica dos Estudos Culturais. MATRIZes, 5(2), 93-121. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v5i2p93-121
Seção
Dossiê