A cena cibercultural do jornalismo contemporâneo: web semântica, algoritmos, aplicativos e curadoria

  • Elizabeth Saad Correa Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
  • Daniela Bertocchi Universidade de São Paulo
Palavras-chave: cibercultura, jornalismo digital, web semântica, algoritmos, curadoria

Resumo

Este trabalho discute os diferentes aspectos ciberculturais que o jornalismo contemporâneo vivencia, sobretudo a partir da emergência da web semântica e das funcionalidades técnicas dela decorrentes – como o uso de algoritmos e aplicativos. Explicamos os conceitos básicos deste conjunto técnico e sua correlação aos campos da Comunicação e do Jornalismo em particular. Apresentamos as possibilidades de aproximação de tal cenário com a atividade jornalística a partir de exemplos já em aplicação em marcas jornalísticas internacionais. Propomos a configuração do papel de curadoria para o profissional que irá atuar neste novo contexto cibercultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizabeth Saad Correa, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
Professora Titular do Departamento de Jornalismo e Editoração da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e do PPGCom-USP. Coordenadora do curso de especialização DIGICORP e do grupo de pesquisa COM+.
Daniela Bertocchi, Universidade de São Paulo
Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo. Mestre em Ciberjornalismo pela Universidade do Minho, Portugal. Pesquisadora do grupo de pesquisa COM+.
Publicado
2012-06-13
Como Citar
Correa, E., & Bertocchi, D. (2012). A cena cibercultural do jornalismo contemporâneo: web semântica, algoritmos, aplicativos e curadoria. MATRIZes, 5(2), 123-144. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v5i2p123-144
Seção
Dossiê