Midia e jornalismo como formas de conhecimento: uma metodologia para leitura crítica das narrativas jornalísticas audiovisuais

Autores

  • Beatriz Becker Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro ( ECO-UFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v5i2p231-250

Palavras-chave:

narrativas jornalísticas audiovisuais, metodologia, educação para mídia, ensino de jornalismo, webtvs universitárias

Resumo

O artigo apresenta uma metodologia para leitura crítica das narrativas jornalísticas audiovisuais, um instrumento para leitura crítica de conteúdos e formatos noticiosos que utilizam a linguagem audiovisual e recursos multimídia na TV e na web. Assume-se que a compreensão das dinâmicas combinações dos elementos que constituem o texto audiovisual contribui para uma melhor percepção dos sentidos das notícias, e que usos das ferramentas digitais de maneira crítica e criativa podem colaborar para o exercício da cidania e para o aperfeiçoamento da prática jornalística na atualidade, destacando a importância da formação dos futuros profissionais. Essa metodologia é amparada por referências teóricas estabelecidas nos diálogos possíveis das pesquisas do próprio campo do jornalismo com as contribuições da Media Literacy, da Análise Televisual, dos Estudos Culturais, e da Análise do Discurso.

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Biografia do Autor

  • Beatriz Becker, Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro ( ECO-UFRJ)
    Professora do Programa de Pós- Graduação e do Departamento de Expressões e Linguagens da ECO-UFRJ e bolsista de produtividade do CNPQ.

Publicado

2012-06-13

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

Midia e jornalismo como formas de conhecimento: uma metodologia para leitura crítica das narrativas jornalísticas audiovisuais. (2012). MATRIZes, 5(2), 231-250. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v5i2p231-250