Um olhar exploratório sobre o consumo e a midiatização das marcas de alimentos nas vidas de algumas famílias

  • Eneus Trindade Barreto Filho ECA - USP
Palavras-chave: recepção, marcas, práticas de consumo, vínculos de sentidos, alimentação

Resumo

Este artigo apresenta reflexões que constituem parte do desenvolvimento da pesquisa A produção de sentido na recepção da publicidade e nas práticas de consumo de alimentos na cidade de São Paulo. O objetivo foi verificar pelas práticas discursivas de três familias paulistanas, aspectos da produção de sentido midiatizada sobre os consumos de marcas de alimentos nas práticas culturais de consumo cotidianas. A partir da análise do discurso crítica (ADC), buscamos confrontar os discursos com as práticas sociais hegemônicas emanadas dos consumos alimentares das famílias investigadas, como modo de compreender as questões dos fluxos da recepção marcária-consumo do fenômeno em estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eneus Trindade Barreto Filho, ECA - USP
Vice-coordenador e docente do PPGCOM-USP. Pós-doutor em Antropologia Visual pela Universidade Aberta Porto - Portugal. Vice-Líder do Grupo de Estudos em Semiótica, Comunicação e Consumo (GESC³), CNPq/USP. Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Publicidade (ABP2).
Publicado
2012-12-11
Como Citar
Barreto Filho, E. (2012). Um olhar exploratório sobre o consumo e a midiatização das marcas de alimentos nas vidas de algumas famílias. MATRIZes, 6(1-2), 77-96. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v6i1-2p77-96
Seção
Dossiê