As estratégias dos grupos de comunicação na alvorada do século XXI

Autores

  • Jean-Yves Mollier

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v6i1-2p97-109

Palavras-chave:

mercado de livro, indústria global, financeirização

Resumo

O início da década de 1980 marcou o aparecimento de uma indústria global de comunicação,desprezando as fronteiras políticas. Tendo escolhido o modelo de integração vertical,as empresas mais empreendedoras passaram à ação, multiplicando as aquisiçõese investindo na reestruturação completa do mercado do livro. Para tentar compreenderessas mutações, é preciso se deter na viragem que representou a financeirização davida econômica durante esses últimos vinte anos. Nada poderia estar mais longe daverdade, no entanto, para concluir esta análise, que o triunfo de uma determinadaempresa sobre seus concorrentes. O estudo dos movimentos muitas vezes irregularesque ocorreram em todo o mundo editorial nos últimos quinze anos confirma o carátersempre provisório dos equilíbrios observados em um dado momento.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jean-Yves Mollier
    Professor da Université deVersailles Saint-Quentin-enYvelines. Autor, dentreoutros títulos publicadosno Brasil, de O Dinheiroe as Letras. História doCapitalismo Editorial.São Paulo: Edusp, 2010.

Publicado

2012-12-11

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Mollier, J.-Y. (2012). As estratégias dos grupos de comunicação na alvorada do século XXI. MATRIZes, 6(1-2), 97-109. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v6i1-2p97-109