Trânsitos e conectividades na web: uma ecologia audiovisual

  • Sonia Montaño Unisinos
  • Suzana Kilpp Unisinos
Palavras-chave: Audiovisual. Web. Ecologia.

Resumo

O artigo ensaia uma ecologia do audiovisual da web como modo de compreender o estágio da técnica na qual nos encontramos e o dispositivo no qual estamos inseridos. Essa ecologia passa pela percepção do conjunto de relações que se estabelecem entre os elementos de um vídeo e dele com seu entorno. Através da dissecação - procedimento da metodologia das molduras que autentica as molduras sobrepostas pela montagem, os enquadramentos, etc. de onde advêm os sentidos das imagens -, constatamos, por exemplo, que nos panoramas da plataforma Justin TV os sentidos atribuídos ao tempo ao vivo estão relacionados a fluxos instaurados por trânsitos e conectividades que tensionam e reciclam os sentidos enunciados pela TV off-line ao tempo real.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sonia Montaño, Unisinos
Mestre e doutoranda em Ciências da Comunicação pela Unisinos, professora do Curso de Comunicação Digital da Unisinos.
Suzana Kilpp, Unisinos
Doutora em Ciências da Comunicação pela Unisinos. Professora e pesquisadora no Programa de Pós-graduação em Ciências da Comunicação da Unisinos.
Publicado
2012-12-11
Como Citar
Montaño, S., & Kilpp, S. (2012). Trânsitos e conectividades na web: uma ecologia audiovisual. MATRIZes, 6(1-2), 129-144. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v6i1-2p129-144
Seção
Em Pauta/Agenda