Intelectuais e Redes Sociais: Novos Media, velhas tradições

  • Rita Figueiras Universidade Católica Portuguesa
Palavras-chave: Intelectuais, Televisão, Internet, Salões oitocentistas

Resumo

Tendo como enquadramento as narrativas dominantes sobre o declínio dos intelectuais na sociedade contemporânea, por um lado, e sobre a internet como ameaça à perda da autoridade da cultura erudita, por outro, neste artigo argumentamos que uma das instituições centrais onde a identidade dos intelectuais foi cimentada – os salões do século XVIII – está a ser recriada precisamente na internet. Através da web, muitos intelectuais estão a encontrar um espaço e condições para exercerem a sua autoridade e para reforçarem a comunidade intelectual do século XXI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rita Figueiras, Universidade Católica Portuguesa
PhD in Communication Sciences at Universidade Católica Portuguesa (UCP) (2007), Master in Communication, Culture and Technology at Instituto Superior das Ciências e do Trabalho (ISCTE) (2001), Degree in Social and Culture Communication at UCP (1997). Assistant Professor of the Faculdade de Ciências Humanas (FCH) of UCP since 1998. She teaches the discipline of Sociology of Communication to the course of Social and Cultural Communication and Political Communication to the Master of Communication Sciences.
Publicado
2012-12-11
Como Citar
Figueiras, R. (2012). Intelectuais e Redes Sociais: Novos Media, velhas tradições. MATRIZes, 6(1-2), 145-160. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v6i1-2p145-160
Seção
Em Pauta/Agenda