Pesquisa em rádio no Brasil: um mapeamento preliminar das teses doutorais sobre mídia sonora

Autores

  • Debora Cristina Lopez Universidade Federal de Santa Maria
  • Izani Mustafá Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v6i1-2p189-206

Palavras-chave:

Rádio, Mídia Sonora, Produção Científica, Tese Doutoral

Resumo

O presente artigo realiza, através da metodologia da Análise de Conteúdo, um mapeamento das teses doutorais produzidas por pesquisadores brasileiros na área de rádio e mídia sonora. O levantamento foi realizado através do cruzamento de dois bancos de dados oficiais: o banco de teses da Capes e a Plataforma Lattes. Observamos que as teses sobre o tema foram desenvolvidas no país nos últimos 23 anos e apresentam uma variação no que diz respeito à abordagem e à temática adotada. O centro de produção científica sobre rádio e mídia sonora, de acordo com os dados coletados, é a região sudeste, predominantemente o estado de São Paulo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Debora Cristina Lopez, Universidade Federal de Santa Maria

Debora Cristina Lopez é doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná e graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa. É professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria e do curso de graduação em Jornalismo do campus Frederico Westphalen da mesma instituição. Coordena o Grupo de Pesquisa Convergência e Jornalismo e integra o Grupo de Pesquisa Rádio e Convergência.

Izani Mustafá, Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc

Izani Mustafá é mestre em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina e graduada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria. É professora das disciplinas teórica e prática de rádio, e orienta monografias e projetos experimentais de rádio na Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc. Integra o Grupo de Rádio e Mídia Sonora da Intercom.

Publicado

2012-12-11

Como Citar

Lopez, D. C., & Mustafá, I. (2012). Pesquisa em rádio no Brasil: um mapeamento preliminar das teses doutorais sobre mídia sonora. MATRIZes, 6(1-2), 189-206. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v6i1-2p189-206

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda