Saber em viagem – os travelogues no amálgama entre realidade e espetáculo

Autores

  • Mariana Baltar UFF

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v7i1p263-279

Palavras-chave:

Efeito de real, Efeito de espetáculo, Travelogue

Resumo

Este artigo procura refletir sobre as conexões, nem tão dicotômicas assim, entre os discursos legitimados socialmente como realidade e os discursos amparados na noção de espetáculo e de entretenimento, enfocando para tanto no universo dos travelogues – os filmes de viagem – muito populares entre os anos 1910 e 30, em especial no contexto norte-americano. Por um lado, os travelogues ajudaram a moldar a narrativa documentária, reafirmando certo lugar de legitimidade educativo/científico; por outro, mobilizavam um desejo de espetáculo e um fascínio para com as tecnologias de reprodutibilidade que já exercia no imaginário popular um lugar privilegiado como forma ambígua de entretenimento e conhecimento, desde o final do século XIX.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mariana Baltar, UFF
    Professora da graduação em Estudos de Midia/UFF e do PPGCom/UFF. Doutora em Análise da Imagem e do Som pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação/UFF, com passagem pela New York University. Sua pesquisa mais recente envolve o universo dos gêneros que compartilham a mesma matriz cultural do excesso, tais como o melodrama, a pornografia e o horror.

Publicado

2013-06-05

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

Baltar, M. (2013). Saber em viagem – os travelogues no amálgama entre realidade e espetáculo. MATRIZes, 7(1), 263-279. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v7i1p263-279