Movimentos sociais, redes virtuais e mídia alternativa no junho em que “o gigante acordou”

  • Cicilia Peruzzo Umesp - Universidade Metodista de São Paulo
Palavras-chave: Movimentos sociais. Mobilização. Comunicação. Redes virtuais. Mídia alternativa.

Resumo

Este estudo é sobre as grandes manifestações civis brasileiras iniciadas em junho de 2013, com o  objetivo de identificar os principais aspectos que as  caracterizam, além de entender a presença das redes sociais e da comunicação alternativa no processo. Trata-se de uma primeira abordagem baseada em pesquisa bibliográfica e na observação assistemática das manifestações simultaneamente a sua realização, e por meio de redes virtuais e seguimento de coberturas da imprensa convencional e de meios de comunicação alternativos. Conclui-se que a sociedade civil mostrou sua força, evidenciou a existência de um universo da comunicação maior do que o da grande mídia. As mídias alternativas ganham formas de expressão e capacidade de democratizar conteúdos por meio de tecnologias que facilitam as conexões e a formação de novas redes, as virtuais, porém sem desconsiderar das demais, as básicas e as político-sociais e presenciais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cicilia Peruzzo, Umesp - Universidade Metodista de São Paulo
Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social, Faculdade de Comunicação,  Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), São Bernardo do Campo – SP, Brasil. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo.  Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom).  Autora do  livro Comunicação nos movimentos populares: a participação na construção da cidadania , entre outros, e de artigos científicos publicados em revistas científicas nacionais e internacionais.
Publicado
2013-12-06
Como Citar
Peruzzo, C. (2013). Movimentos sociais, redes virtuais e mídia alternativa no junho em que “o gigante acordou”. MATRIZes, 7(2), 73-93. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v7i2p73-93
Seção
Dossiê