Universos de sentido da população de baixa renda no Brasil: semânticas da estabilidade, da ascensão social e da mobilidade.

Autores

  • Clotilde Perez ECA - USP e PUC SP
  • Sergio Bairon ECA - USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v7i2p177-191

Palavras-chave:

Comunicação, Consumo, Baixa renda, Semânticas básicas, Estabilidade, Ascensão, Mobilidade

Resumo

O objetivo da presente pesquisa foi identificar e compreender as semânticas básicas recorrentes no cotidiano da população de baixa renda no Brasil. Para tanto, o estudo baseou-se nas reflexões acerca da linguagem popular de Michel De Certeau (1996) e Agnes Heller (1987), a linguagem como jogo de Ludwig Wittgenstein (1989) e a erosão dos sentidos de Arjun Appadurai (2004).  Integramos as considerações sobre a contemporaneidade por meio dos textos de Bauman (2008), Lipovetsky (1989, 2004a, 2004b) e Hall (1992) sobre os diferentes sujeitos e o sujeito pós-moderno. Os conhecimentos sobre o imaginário e a fantasia de Castoriades (1989) e a reflexividade de Zizek (2008), além das reflexões filosóficas a partir das metáforas das esferas de Sloterdijk (2006) contribuíram ainda para a formação o corpo teórico. A partir da semiótica de Peirce (1977) que nos fornece o caminho estruturante da análise, integramos os resultados obtidos na pesquisa empírica levada a cabo em diferentes projetos de pesquisa que totalizaram 8 grupos de discussão, 18 entrevistas em profundidade e mais de 100 horas de observação e observação participantes em distintas  regiões no país, tanto no ambiente doméstico, quanto público, principalmente em situações de consumo. Os resultados desta bricolage metodológica nos levou a identificar três semânticas básicas recorrentes na construção dos sentidos do consumo da população de baixa renda, a semântica da estabilidade, a semântica da ascensão social e a semântica da mobilidade.

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Biografia do Autor

  • Clotilde Perez, ECA - USP e PUC SP
    Livre-docente em Ciências da Comunicação pela ECA - USP (2007). Pós-Doutora em Comunicação pela Universidad de Murcia, España, com bolsa da Fundación Carolina (2009). Doutora em Comunicação e Semiótica (2001) e Mestre em Administração de Marketing (1998) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Administradora (1994) pela PUC SP
  • Sergio Bairon, ECA - USP
    Livre-docente em Ciências da Comunicação - ECA USP. Bolsista Produtividade 2 CNPq. Doutor em Ciências pela FFLCH. Historiador e Cientista Social. Líder do CEDIPP - Centro de Estudos de Produção Partilhada.

Publicado

2013-12-06

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

Perez, C., & Bairon, S. (2013). Universos de sentido da população de baixa renda no Brasil: semânticas da estabilidade, da ascensão social e da mobilidade. MATRIZes, 7(2), 177-191. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v7i2p177-191