Relações Públicas como função estratégica: um caminho a ser traçado

Autores

  • Elisângela Carlosso Machado Mortari Universidade Federal de Santa Maria
  • Aline Eggres de Castro Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i1p271-285

Palavras-chave:

Relações Públicas, função estratégica, ensino em Relações Públicas, estratégia organizacional.

Resumo

A literatura da área de Relações Públicas aponta que o perfil do profissional tem evoluídode um papel técnico a estratégico, devendo incluir conhecimentos e habilidadespara atuar junto à alta Administração na tomada de decisão. O profissional, entretanto,ainda encontra dificuldades em se inserir nesse meio e alinhar o planejamento dacomunicação ao planejamento organizacional. Para verificar se essas dificuldades sãofruto de lacunas na formação acadêmica, foi realizada análise do enfoque dado nosprincipais cursos de RP do país. Os resultados demonstram que é necessário que oscursos se qualifiquem e foquem nas questões relacionadas ao novo papel do profissional,preparando o aluno para se inserir no novo paradigma.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Elisângela Carlosso Machado Mortari, Universidade Federal de Santa Maria
    Possui graduação em Comunicação Social - Relações Públicas pela Universidade Federal de Santa Maria (1996) , mestrado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) , doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria.
  • Aline Eggres de Castro, Universidade Federal de Santa Maria
    É bacharel e mestre em Administração pela Universidade Federal de Santa Maria e graduanda do curso de Comunicação Social - Relações Públicas (último semestre).

Publicado

2014-06-24

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

Mortari, E. C. M., & Castro, A. E. de. (2014). Relações Públicas como função estratégica: um caminho a ser traçado. MATRIZes, 8(1), 271-285. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i1p271-285