Comunicação Organizacional: contextos, paradigmas e abrangência conceitual

Autores

  • Margarida M. Krohling Kunsch Universidade de São Paulo (ECA-USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i2p35-61

Palavras-chave:

Comunicação organizacional, paradigmas, era digital

Resumo

Este artigo é uma reflexão sobre a comunicação nas organizações no sentido mais amplo. Analisa-se o papel das organizações no contexto da sociedade contemporânea, suas transformações, implicações e novas exigências. Enfatiza-se a importância de considerar o ambiente socioeconômico para situar as práticas da comunicação organizacional. Destaca-se o poder que a comunicação exerce na era digital com todo o aparato das inovações e implementações tecnológicas, bem como dos impactos na comunicação das organizações. Analisam-se os paradigmas nos estudos da comunicação organizacional, as transformações da visão linear para uma prática interativa, explorando as dimensões instrumental, humana, cultural e estratégica.

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Biografia do Autor

  • Margarida M. Krohling Kunsch, Universidade de São Paulo (ECA-USP)
    Professora titular e diretora da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Mestre e doutora em Ciências da Comunicação e livre-docente em Teoria da Comunicação Institucional: Políticas e Processos, pela ECA-USP. Autora e organizadora de inúmeras de obras do campo da Comunicação.

Publicado

2014-12-17

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Comunicação Organizacional: contextos, paradigmas e abrangência conceitual. (2014). MATRIZes, 8(2), 35-61. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i2p35-61