Perdidos na tradução: Grau 26 e a literatura digital interativa

Autores

  • Marina Cavalcanti Tedesco Universidade Federal Fluminense
  • Pedro Peixoto Curi Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i2p282-296

Palavras-chave:

Convergência, interatividade, limitações

Resumo

Grau 26 – a origem (Anthony E. Zuiker e Duane Swierczynski, 2009) é definido, em sua própria capa, como o primeiro romance digital interativo ou digilivro. Voltado para o público jovem mundial, integra leitura em papel (que é o ponto de partida), redes sociais e diversos microcurtas que podem ser acessados via internet. O presente estudo tem por objetivo investigar: 1) como são construídas as relações entre as diferentes mídias acionadas em Grau 26 – a origem; e 2) possibilidades e limites da interatividade para os leitores/internautas/espectadores brasileiros.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Marina Cavalcanti Tedesco, Universidade Federal Fluminense
    Graduou-se em Comunicação Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF), possuindo habilitação em Cinema (2005) e em Publicidade e Propaganda (2008). Em 2009, concluiu sua dissertação de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Geografia da mesma instituição. Atualmente, é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFF e professora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense. Seus principais temas de interesse são: audiovisual, publicidade, internet, América Latina, fotografia, cinematografia, cidade, política e gênero.
  • Pedro Peixoto Curi, Universidade Federal Fluminense
    Pedro Peixoto Curi é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense, onde desenvolve a pesquisa "À margem da convergência: práticas participativas de fãs brasileiros de produtos audiovisuais norte-americanos". Possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005) e mestrado em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense (2010). Tem experiência profissional em jornalismo e produção audiovisual. Pesquisa temas relacionados a cultura dos fãs, cultura participativa, produção voltada para a internet, audiovisual, cultura jovem e convergência midiática.

Publicado

2014-12-17

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

Tedesco, M. C., & Curi, P. P. (2014). Perdidos na tradução: Grau 26 e a literatura digital interativa. MATRIZes, 8(2), 282-296. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i2p282-296