Corpo, destruição e potência em Branco sai, preto fica

Autores

  • Beatriz Furtado Universidade Federal do Ceará
  • Érico Oliveira de Araújo Lima Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v10i1p133-147

Palavras-chave:

Cinema, ficção científica, corpo

Resumo

Este artigo apresenta dois campos de tensão. O primeiro se refere ao lugar do corpo na filosofia a partir do diálogo com Nietzsche e Foucault. O segundo abrange o campo do cinema, no qual propomos uma interlocução com Branco sai, preto fica (2014), de Adirley Queirós, filme que embaralha corpos marcados pela violência policial e que encontra nos artifícios da ficção científica uma linha de fuga contra o refúgio da história. Entre esses dois campos em diálogo – o do pensamento da filosofia sobre o conceito de corpo e o da obra cinematográfica como artifício e estratégia para relatos documentais sobre a resistência e a fabulação dos personagens – se colocam as rela- ções entre a memória e a ficção, o verdadeiro e o falso

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Biografia do Autor

  • Beatriz Furtado, Universidade Federal do Ceará
    Docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e da graduação em Cinema e Audiovisual, da Universidade Federal do Ceará. Coordena o Laboratório de Estudos e Experimentações em Audiovisual (LEEA-UFC)
  • Érico Oliveira de Araújo Lima, Universidade Federal Fluminense
    Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal Fliminense e Paris III – Sorbonne Nouvelle

Publicado

2016-08-23

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

Corpo, destruição e potência em Branco sai, preto fica. (2016). MATRIZes, 10(1), 133-147. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v10i1p133-147