Imagens do passado e do futuro

o papel da fotografia entre memória e projeção

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v11i1p149-164

Palavras-chave:

Fotografia, memória, imaginário

Resumo

Este artigo aborda a questão da memória a partir da fotografia e suas possíveis alterações advindas do aumento exponencial da produção e do compartilhamento de imagens. A partir tanto de uma filosofia da fotografia (Barthes, Virilio, Flusser) quanto de uma filosofia da imagem e do imaginário (Belting, Bachelard, Durand, Eliade, Merleau-Ponty), problematiza-se a memória como portadora de passado num contexto de efemeridade do atual e de dissolução da estabilidade de categorias como o tempo e o espaço. Propõe-se a ideia de memória como antecipação mais do que rememoração.
Conclui-se que o papel da fotografia, apesar da desmaterialização e destemporalização desta última, mantém-se intacto para a memória antecipatória, que atualiza o passado mítico para atender o desejo pelo devir.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Taís Martins Portanova Barros, PPGCOM/UFRGS

    Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Informação e da Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Pós-doutora em Estética da Imagem Visual pela Université Jean Moulin / Lyon 3, França. Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo.

Referências

BACHELARD, G. A água e os sonhos: ensaio sobre a imaginação da matéria. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

______. A poética do espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.

______. A terra e os devaneios do repouso: ensaio sobre as imagens da intimidade. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

______. A terra e os devaneios da vontade: ensaio sobre a imaginação das forças. São Paulo: Martins Fontes, 2001a.

______. Estudos. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.

______. O ar e os sonhos. São Paulo: Martins Fontes, 2001b.

BALZAC, H. de. Ilusões perdidas. São Paulo: Abril Cultural, 1981.

BARTHES, R. A câmara clara: nota sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.

BELTING, H. A verdadeira imagem. Porto: Dafne, 2011.

______. Antropología de la imagen. Buenos Aires: Katz, 2012.

CARBONE, M. La chair des images: Merleau-Ponty entre peinture et cinéma. Paris: Vrin, 2011.

DIDI-HUBERMAN, G. Diante da imagem. São Paulo: Editora 34, 2015.

_______. Devant le temps: histoire de l’art et anachronisme des images. Paris: Éditions de Minuit, 2000.

_______. O que vemos, o que nos olha. São Paulo: Editora 34, 2010.

DIJCK, J. van. Digital photography: communication, identity, memory. Visual Communication, Thousand Oaks, v. 7, n. 1, p. 57-76, Febr. 2008. DOI: http://dx.doi.org/ 10.1177/1470357207084865

DUBOIS, P. O ato fotográfico. Campinas: Papirus, 1993.

DURAND, G. Introduction à la mythodologie: mythes et sociétes. Paris: Albin Michel, 1996.

_______. Les structures anthropologiques de l’imaginaire. Paris: Dunod, 2011.

ELIADE, M. Mito e realidade. São Paulo: Perspectiva, 1994.

FLUSSER, V. Filosofia da caixa preta. Ensaios para uma futura filosofia da fotografia. São Paulo: Hucitec, 1985.

______. O universo das imagens técnicas: elogio da superficialidade. São Paulo: Annablume, 2008.

FREUD, S. O mal-estar na civilização. In:______. Obra Completa. Vol. XIV. Rio de Janeiro: Imago, 1983.

JUNG, C. G. O eu e o inconsciente. Petrópolis: Vozes, 2007.

MALRAUX, A. O museu imaginário. Lisboa: Edições 70, 2000.

MERLEAU-PONTY, M. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

______. O olho e o espírito. São Paulo: Cosac Naify, 2004.

PROUST, M. O tempo redescoberto. São Paulo: Globo, 1998.

RANCIÈRE, J. O destino das imagens. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.

SANTOS, B. de S. Introdução a uma ciência pós-moderna. Rio de Janeiro: Graal, 1989.

SONTAG, S. Diante da dor dos outros. São Paulo: Companhia das Letras, 2003. E-book.

_______. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

SPENCE, J. The politics of photography. British Journal of Photography, Londres, p. 172-213, Aug. 1976.

VIRILIO, P. A máquina de visão. Rio de Janeiro: José Olympio, 2002.

WUNENBURGER, J.-J. Gaston Bachelard, poétique des images. Paris: Mimesis, 2012.

Publicado

2017-04-30

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

Martins Portanova Barros, A. T. (2017). Imagens do passado e do futuro: o papel da fotografia entre memória e projeção. MATRIZes, 11(1), 149-164. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v11i1p149-164