Carta póstuma a José Marques de Melo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v12i2p103-109

Palavras-chave:

Memória, José Marques de Melo

Resumo

Memória e homenagem de Cremilda Medida a José Marques de Melo (1943-2018).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cremilda Medina, Universidade de São Paulo

    Jornalista, pesquisadora e professora titular sênior da Universidade de São Paulo. É autora de 19 livros e organizadora de 52 coletâneas que abordam a comunicação social e debatem novos paradigmas nas interfaces epistemológicas da inter e da transdisciplinaridade.

Referências

MARQUES DE MELO, J. Entre el saber y el poder: pensamiento comunicacional latinoamericano. Monterrey: Unesco, 2007.

MARQUES DE MELO, J. História do pensamento comunicacional. São Paulo: Paulus, 2003.

MARQUES DE MELO, J. História social da imprensa. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2003.

MARQUES DE MELO, J. Jornalismo opinativo. Campos do Jordão: Mantiqueira de Ciência e Arte, 2003.

MARQUES DE MELO, J. Teorias da comunicação. Paradigmas latino-americanos. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

MARQUES DE MELO, J. A reforma do ensino de jornalismo. Porto Alegre: PUC; Famecos, 1969.

MARQUES DE MELO, J. Sociologia da imprensa brasileira. Rio de Janeiro: Vozes, 1973.

MARQUES DE MELO, J. Contribuições para uma pedagogia da comunicação. São Paulo: Paulinas, 1974.

MARQUES DE MELO, J. Comunicação/incomunicação no Brasil. São Paulo: Loyola, 1976.

MARQUES DE MELO, J. Comunicação, opinião e desenvolvimento. Rio de Janeiro: Vozes, 1977.

MARQUES DE MELO, J. Comunicação social: teoria e pesquisa. Rio de Janeiro: Vozes, 1977.

MARQUES DE MELO, J. Subdesenvolvimento, urbanização e comunicação. Rio de Janeiro: Vozes, 1977.

MARQUES DE MELO, J. Comunicação, modernização e difusão de inovações no Brasil. Rio de Janeiro: Vozes, 1978.

MARQUES DE MELO, J. Comunicação social: teoria e pesquisa. Rio de Janeiro: Vozes, 1978.

MARQUES DE MELO, J. Ideologia e poder no ensino de comunicação. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

MARQUES DE MELO, J. Comunicação e classes subalternas. São Paulo: Cortez, 1980.

MARQUES DE MELO, J. Comunicação & libertação. Rio de Janeiro: Vozes, 1981.

MARQUES DE MELO, J. Populismo e comunicação. São Paulo: Cortez Editora, 1981.

MARQUES DE MELO, J. Telemania, anestésico social. São Paulo: Loyola, 1981.

MARQUES DE MELO, J. Censura & liberdade de imprensa. São Paulo: Com-Arte, 1984.

MARQUES DE MELO, J. A opinião no jornalismo brasileiro. Rio de Janeiro: Vozes, 1985.

MARQUES DE MELO, J. Comunicação e transição democrática. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1985.

MARQUES DE MELO, J. Comunicação: teoria e política. São Paulo: Summus, 1985.

MARQUES DE MELO, J. Para uma leitura crítica da comunicação. São Paulo: Paulinas, 1985.

MARQUES DE MELO, J. Comunicação: direito à informação. Campinas: Papirus, 1986.

MARQUES DE MELO, J. Jornalismo na América Latina. Buenos Aires: Paulinas, 1987.

MARQUES DE MELO, J. As telenovelas da Globo: produção e exportação. São Paulo: Summus, 1988.

MARQUES DE MELO, J. Comunicação, cultura, mediações: o percurso intelectual de Jesús Martin Barbero. São Bernardo do Campo: Umesp, 2000.

MARQUES DE MELO, J. A esfinge midiática. São Paulo: Paulus, 2004.

MARQUES DE MELO, J. Direito à comunicação na sociedade da informação. São Bernardo do Campo: Umesp, 2005.

MARQUES DE MELO, J. Pedagogia da comunicação: matrizes brasileiras. São Paulo: Angellara, 2006.

MARQUES DE MELO, J. Mercado e comunicação na sociedade digital. São Paulo: Intercom, 2007.

MARQUES DE MELO, J. Caleidoscópio chinês. Comunicação, educação e turismo na Nova China. São Paulo: Intercom, 2008.

MARQUES DE MELO, J. História política das ciências da comunicação. Rio de Janeiro: Mauad X, 2008.

MARQUES DE MELO, J. Mídia e cultura popular: história, taxionomia e metodologia da folkcomunicação. São Paulo: Paulus, 2008.

MARQUES DE MELO, J. O campo da comunicação no Brasil. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

MARQUES DE MELO, J. Jornalismo, compreensão e reinvenção. São Paulo: Saraiva, 2009.

MARQUES DE MELO, J. Pensamiento comunicacional latinoamericano: entre el saber y el poder. Salamanca: Comunicación Social, Ediciones y Publicaciones, 2009.

MARQUES DE MELO, J. Vestígios da travessia: da imprensa à internet. 50 anos de jornalismo. São Paulo: Paulus; Maceió: Edufal, 2009.

MARQUES DE MELO, J. Comunicación multicultural en Iberoamérica. Historia contextual y teoría comparada. São Paulo: Intercom, 2010.

MARQUES DE MELO, J. Os caminhos cruzados da comunicação. Política, economia e cultura. São Paulo: Paulus, 2010.

MARQUES DE MELO, J. Vozes de resistência e combate: o legado crítico da comunidade acadêmica. São Paulo: Intercom, 2010.

MARQUES DE MELO, J. A metamorfose da comunicação do século XXI. São Paulo: Intercom, 2011.

MARQUES DE MELO, J. Impasses mundializadores da Escola de Comunicação e Artes (1973-2011). São Paulo: ECA/USP; Socicom, 2011.

MARQUES DE MELO, J. Raízes ibero-americanas da Escola de Comunicações Culturais (1966-1972). São Paulo: ECA/USP, 2011.

MARQUES DE MELO, J. História do jornalismo: itinerário crítico, mosaico contextual. São Paulo: Paulus, 2012.

MARQUES DE MELO, J. Jornalismo made in USA: olhar brasileiro. 100 anos de pós-graduação e pesquisa. São Paulo: Intercom, 2012.

MARQUES DE MELO, J. Jornalismo científico: teoria e prática. São Paulo: Intercom, 2014.

MARQUES DE MELO, J. Teoria e metodologia: tendências do século XXI. São Paulo: Paulus, 2014.

MARQUES DE MELO, J. Pensamento comunicacional uspiano. Comunicações culturais: raízes da pesquisa avançada. São Paulo: ECA/USP, 2015.

MARQUES DE MELO, J. Pensar la comunicación en Latinoamérica. Quito: Ciespal, 2015.

MARQUES DE MELO, J. Teoria do jornalismo. São Paulo: Paulus, 2015.

MARQUES DE MELO, J. Folkcomunicação en América Latina: diálogos entre Chile y Brasil. Temuco: Espiral Social, 2016.

MARQUES DE MELO, J. et al. (Orgs.). Comunicação latino-americana: o protagonismo feminino. São Bernardo do Campo: Umesp, 2003.

MARQUES DE MELO, J. et al. (Orgs.). Ícones da sociedade midiática: da aldeia de McLuhan ao planeta de Bill Gates. São Paulo: Mauad, 2007.

MARQUES DE MELO, J. et al. (Orgs.). Televisão na América Latina 1950-2010: pioneirismo, ousadia, inventividade. São Bernardo do Campo: Cátedra Unesco Umesp, 2011.

MARQUES DE MELO, J. et al. (Orgs.). Vozes da distensão e transição: o debate político na sociedade. São Paulo: Intercom, 2011.

MARQUES DE MELO, J. et al. (Orgs.). Comunicação ibero-americana: sistemas midiáticos, diversidade cultural, pesquisa e pós-graduação. São Paulo: Edusp, 2012.

MARQUES DE MELO, J. et al. (Orgs.). Paradigmas brasileiros em ciências da comunicação. São Paulo: Intercom, 2012.

MARQUES DE MELO, J. et al. (Orgs.). Metamorfose da folkcomunicação. São Paulo: Editae, 2013.

MARQUES DE MELO, J. et al. (Orgs.). Panorama da comunicação e das telecomunicações no Brasil 2012/2013. Flagrantes. Brasília, DF: Ipea, 2013.

MARQUES DE MELO, J. et al. (Orgs.). Pensamento comunicacional latino-americano através da literatura de Jorge Fernandez. São Paulo: Intercom; Unesco, 2013.

MARQUES DE MELO, J. et al. (Orgs.). Luiz Beltrão: singular e plural. São Paulo: Intercom; Faccat, 2014.

MARQUES DE MELO, J. et al. (Orgs.). Ciências da comunicação no Brasil. 50 anos: histórias para contar. São Paulo: Intercom, 2015.

MARQUES DE MELO, J. et al. (Orgs.). Pensamento comunicacional brasileiro. O legado das ciências humanas: mídia e consumo. São Paulo: Paulus, 2015.

MARQUES DE MELO, J. et al. (Orgs.). Radialismo no Brasil: cartografia do campo acadêmico (Itinerário Zita, a pioneira). Florianópolis: Insular, 2015.

MARQUES DE MELO, J. et al. (Orgs.). Jornalismo comparado. Um dia na imprensa brasileira. Blumenau: Edifurb, 2016.

Publicado

2018-08-30

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Medina, C. (2018). Carta póstuma a José Marques de Melo. MATRIZes, 12(2), 103-109. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v12i2p103-109