Da cultura à cibercultur@ e aos processos de conhecimento - Entrevista com Jorge A. González

Autores

  • Jorge A. González
  • por Richard Romancini ECA - USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v5i1p156-165

Resumo

pesquisador mexicano Jorge A. González, vinculado atualmente à Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM), é bem conhecido dos brasileiros, tendo ministrado cursos, realizado conferências e publicado artigos em várias revistas científicas do País. Seus estudos sobre as culturas populares e as telenovelas, dos quais resultam o conceito de frentes culturais, fizeram com que ele fosse associado a um grupo de autores latino- -americanos que inclui Jesús Martín-Barbero, Néstor García Canclini, entre outros. Os livros Más(+) Cultura(s): ensayos sobre realidades plurales, de 1994, e La cofradía de las emociones (in)terminables: miradas sobre telenovelas en México, de 1998, caracterizam esse momento de sua atuação como pesquisador. Seus estudos atuais continuam privilegiando a dimensão cultural, no entanto, se ampliam no desenvolvimento da noção de cibercultur@ – vista como um objeto de estudo e como fonte de possível desenvolvimento e empoderamento social – e na reflexão sobre processos de conhecimento, tendo por base a epistemologia genética. Na entrevista que segue, González fala sobre alguns aspectos de sua trajetória de investigação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • por Richard Romancini, ECA - USP
    Doutor em Ciências da Comunicação pela USP (Universidade de São Paulo), professor universitário e jornalista. É pesquisador do Centro de Estudos do Campo da Comunicação da Universidade de São Paulo (CECOM-ECA/ USP).

Publicado

2011-12-15

Edição

Seção

Entrevista

Como Citar

Da cultura à cibercultur@ e aos processos de conhecimento - Entrevista com Jorge A. González. (2011). MATRIZes, 5(1), 156-165. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v5i1p156-165