As estratégias sincréticas da narrativa da minissérie Suburbia

Autores

  • Gelson Santana Universidade Anhembi Morumbi. Programa de Pós-graduação em Comunicação
  • Renato Luiz Pucci Junior Universidade Anhembi Morumbi. Programa de Pós-graduação em Comunicação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v10i1p109-131

Palavras-chave:

Televisão, minissérie, análise audiovisual, sincretismo

Resumo

A minissérie Suburbia, dirigida por Luiz Fernando Carvalho (Rede Globo, em 2012), faz do conceito de pré-lógico uma forma de expor o aspecto audiovisual múltiplo. Suburbia mistura temporalidades, provoca indefinição entre ficcional e real e, com baladas de Roberto Carlos, sublinha as dimensões do afeto e da fé em uma comunidade do subúrbio carioca. Pontos da minissérie esclarecem o modo sincrético com que foi moldada a narrativa e permite avaliar a possibilidade de uma nova tendência ficcional a ser explorada na ficção televisiva brasileira. O instrumental analítico tem base em Raymond Bellour e Jeremy Butler, o exame da narrativa se fundamenta em Kristin Thompson, e a ideia de culturas orais pré-lógicas em Lévy-Bruhl

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Biografia do Autor

  • Gelson Santana, Universidade Anhembi Morumbi. Programa de Pós-graduação em Comunicação
    Professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi
  • Renato Luiz Pucci Junior, Universidade Anhembi Morumbi. Programa de Pós-graduação em Comunicação
    Professor doutor do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Anhembi Morumbi

Publicado

2016-08-23

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

As estratégias sincréticas da narrativa da minissérie Suburbia. (2016). MATRIZes, 10(1), 109-131. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v10i1p109-131