O fracasso da mídia em representar a classe trabalhadora
as explicações da produção de mídia e mais além
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v11i3p17-37Palavras-chave:
Classe trabalhadora, representação, mídia, Análise da Produção de MídiaResumo
O artigo mostra que, embora a Análise da Produção de Mídia (APM) tenha negligenciado, na maioria das vezes, a classe, ela pode ser adaptada produtivamente para explicar as representações inadequadas da classe trabalhadora elaboradas pela mídia, desde que se baseie em: 1) uma compreensão dos fatores político-econômicos e políticos, além dos contextos situacionais, que podem ser observados ou descobertos por meio de entrevistas; 2) uma atenção a como as experiências subjetivas de classe dão forma à produção, através da combinação do conceito de habitus de Bourdieu com o reconhecimento das “posições de classe contraditórias” de Erik Olin Wright; 3) a atenção à mudança do status político da classe trabalhadora, e como isso pode moldar a produção e a representação.
Downloads
Referências
BENSON, R.; NEVEU, E. Bourdieu and the journalistic field. Cambridge: Polity Press, 2005.
BERNSTEIN, B. Class, codes and control. Londres: Routledge & Kegan Paul, 1971.
BIRESSI, A.; NUNN, H. Class and contemporary British culture. Basingstoke: Palgrave Macmillan, 2013.
BORN, G. Uncertain vision: Birt, Dyke and the reinvention of the BBC. Londres: Secker & Warburg, 2005.
BOURDIEU, P. Distinction: a social critique of the judgement of taste. Cambridge: Harvard University Press, 1984.
______. The rules of art: genesis and structure of the literary field. Cambridge: Polity Press, 1996.
BOURDIEU, P.; PASSERON, J.-C. Reproduction in education, society and culture. Londres: Sage, 1977.
CURRAN, J. Media and power. Londres: Routledge, 2002.
DENNING, M. The cultural front: the laboring of American culture in the twentieth century. Londres: Verso, 1996.
GILENS, M. Why Americans hate welfare: race, media, and the politics of anti-poverty policy. Chicago: University of Chicago Press, 1999.
HARDY, J. Critical political economy of the media: an introduction. Londres: Routledge, 2014.
HAVENS, T. Black television travels: African-American media around the globe. Nova Iorque: New York University Press, 2013.
HELSPER, E. J.; REISDORF, B. C. The emergence of a “digital underclass” in Great Britain and Sweden: changing reasons for digital exclusion. New Media & Society, Thousand Oaks, v. 19, n. 8, p. 1253-1270, 2016.
HESMONDHALGH, D. Media industry studies, media production studies. In: CURRAN, J. (Ed.). Media and society. 5. ed. Londres: Bloomsbury, 2010. p. 145-163.
______. The cultural industries. 3. ed. Londres: Sage, 2013.
HESMONDHALGH, D.; BAKER, S. Creative labour: media work in three cultural industries. Londres: Routledge, 2011.
JENSEN, T. Welfare commonsense, poverty porn and doxosophy. Sociological Research Online, Thousand Oaks, v. 19, n. 3, p. 1-7, 2014. DOI: https://doi.org/10.5153/sro.3441
JENSEN, T.; TYLER, I. ‘Benefits broods’: the cultural and political crafting of anti-welfare commonsense. Critical Social Policy, Thousand Oaks, v. 35, n. 4, p. 470-491, 2015. DOI: https://doi.org/10.1177/0261018315600835
JONES, O. Chavs: the demonization of the working class. Londres: Verso, 2011.
______. Benefits Street: a healthy media would stand up to the powerful and wealthy. Ours targets the poor and voiceless. Independent, Londres, 8 jan. 2014. Disponível em: <https://goo.gl/EczvE5>. Acesso em: 5 dez. 2017.
KELLY, M. Regulating the reproduction and mothering of poor women: the controlling image of the welfare mother in television news coverage of welfare reform. Journal of Poverty, Abingdon, v. 14, n. 1, p. 76-96, 2010. DOI: https://doi.org/10.1080/10875540903489447.
LAHIRE, B. The plural actor. Cambridge: Polity Press, 2003.
LEWIS, T. TV transformations: revealing the makeover show. Londres: Routledge, 2009.
MARCHETTI, D. Subfields of specialized journalism. In: BENSON, R.; NEVEU, E. (Eds.). Bourdieu and the journalistic field. Cambridge: Polity Press, 2005. p. 64-84.
MAYER, V. Below the line: producers and production studies in the new television economy. Durham: Duke University Press, 2011.
MILBURN, A. Fair access to professional careers. a progress report by the independent reviewer on social mobility and child poverty, [s.l.], 2012. Disponível em: <https://goo.gl/thbjeM>. Acesso em: 5 dez. 2017.
MOSCO, V.; WASKO, J. (Eds.). The critical communications review – Volume 1: labor, the working class and the media. Nova Jérsei: Ablex, 1982.O’BRIEN, D. et al. Are the creative industries meritocratic? An analysis of the 2014 British Labour Force Survey. Cultural Trends, Abingdon, v. 25, n. 2, p. 116-131, 2016. DOI: https://doi.org/10.1080/09548963.2016.1170943
O’BRIEN, D.; OAKLEY, K. Cultural value and inequality: a critical literature review. Swindon: Arts and Humanities Research Council, 2015.
ORTNER, S. B. Studying sideways: ethnographic access in Hollywood. In V. MAYER (ed.). Production studies: cultural studies of media industries. Nova Iorque: Routledge, 2011. p. 175-189.
RANDLE, K.; FORSON, C.; CALVELEY, M. Towards a bourdieusian analysis of the social composition of the UK film and television workforce. Work, Employment and Society, Thousand Oaks, v. 29, n. 4, p. 590-606, 2015. DOI: https://doi.org/10.1177/0950017014542498
REAY, D. The zombie stalking english schools: social class and educational inequality. British Journal of Educational Studies, Abingdon, v. 54, n. 3, p. 288-307, 2006. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1467-8527.2006.00351.x
ROSE, J. The intellectual life of the British working classes. New Haven: Yale University Press, 2001.
ROSS, A. The mental labor problem. Social Text, Durham, v. 18, n. 2, p. 1-32, 2000.
______. The gulf: high culture/hard labour. Nova Iorque: OR Books, 2015.RYAN, B. Making capital from culture: the corporate form of capitalist cultural production. Berlim: Walter de Gruyter, 1992.
SAVAGE, M. Social class in the 21st century. Londres: Penguin Books, 2015.
SAYER, A. The moral significance of class. Cambridge: Cambridge University Press, 2005.
SKEGGS, B.; WOOD, H. Reality television and class. Londres: BFI, 2011.
STIERNSTEDT, F.; JAKOBSSON, P. Ghettos and gated communities in the social landscape of television: representations of class in 1982 and 2015. In: WAYNE, M.; O’NEILL, D. (Eds.). Considering class:theory, culture and media in the 21st Century. Leiden: Brill, 2017. p. 255-272.
SUTTON TRUST. The educational backgrounds of leading journalists. [s.l.], 15 jun. 2006. Disponível em: <https://goo.gl/8tnNwm>. Acesso em: 5 dez. 2017.
TYLER, I. Classificatory struggles: class, culture and inequality in neoliberal times. The Sociological Review, Londres, v. 63, n. 2, p. 493-511, 2015. DOI: https://doi.org/10.1111/1467-954X.12296.
WEAVER, D. H.; WILHOIT, G. C. The American journalist in the 1990s. Mahwah: Lawrence Erlbaum Associates, 1996.
WEININGER, E. B.; LAREAU, A. Translating Bourdieu into the American context: the question of social class and family-school relations. Poetics, Amsterdam, v. 31, n. 5, p. 375-402, 2003. DOI: https://doi.org/10.1016/S0304-422X(03)00034-2.
WILKINSON, R.; PICKETT, K. The spirit level. Londres: Penguin, 2009.WILLIAMS, R. Culture. Londres: Fontana, 1981.WRIGHT, E. O. Intellectuals and the class structure of capitalist society. In: WALKER, P. (Ed.). Between labor and capital. Boston: South End Press, 1979. p. 191-211.
______. Class counts: comparative studies in class analysis. Cambridge: Cambridge University Press, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.