Debord: do espetáculo ao simulacro

Autores

  • Celso Frederico Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v4i1p179-191

Palavras-chave:

espetáculo, imagem, reificação, crise da comunicação artística, simulacro

Resumo

A teoria debordiana do espetáculo foi concebida como crítica da separação entre imagem e realidade e, também, como crítica do midiocentrismo. As suas raízes teóricas remontam à experiência das vanguardas estéticas, à teoria da reificação de G. Lukács e às reflexões de H. Lefébvre sobre a vida cotidiana. Posteriormente, o pós-modernismo apropriou-se do legado debordiano para desenvolver, num registro teórico diferente, a teoria do simulacro.

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Publicado

2011-12-15

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

Frederico, C. (2011). Debord: do espetáculo ao simulacro. MATRIZes, 4(1), 179-191. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v4i1p179-191