A propósito de consumo, censura, cerveja e celebridade: A construção de sentido da marca Devassa.

Autores

  • Sandra Maria Ribeiro de Souza ECA USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v5i1p227-245

Palavras-chave:

marca Devassa, teaser, signos identificadores, representação feminina.

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre os pressupostos da atividade publicitária por meio da apresentação e análise da campanha de lançamento da cerveja Devassa Bem Loura no país. O case representa uma transição entre a publicidade tradicional, praticada desde o início do século passado por meio de inserções pagas em veículos de comunicação de massa, com um modelo invasivo de persuasão, e a publicidade atual, que busca engajamento dos consumidores em várias plataformas midiáticas, não mais pela imposição de argumentos de venda, mas pelo convite e a participação consentida de internautas na promoção da marca. O artigo discute os pressupostos da atividade publicitária neste cenário de transição e apresenta os elementos criativos, visuais e verbais, que constituem, hoje, os signos de identidade e de personalidade da marca.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sandra Maria Ribeiro de Souza, ECA USP
    Departamento de Relações Públicas, Propaganda e Turismo da ECA USP

Publicado

2011-12-15

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

Ribeiro de Souza, S. M. (2011). A propósito de consumo, censura, cerveja e celebridade: A construção de sentido da marca Devassa. MATRIZes, 5(1), 227-245. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v5i1p227-245