A propósito de consumo, censura, cerveja e celebridade: A construção de sentido da marca Devassa.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v5i1p227-245Palavras-chave:
marca Devassa, teaser, signos identificadores, representação feminina.Resumo
Este artigo tem por objetivo refletir sobre os pressupostos da atividade publicitária por meio da apresentação e análise da campanha de lançamento da cerveja Devassa Bem Loura no país. O case representa uma transição entre a publicidade tradicional, praticada desde o início do século passado por meio de inserções pagas em veículos de comunicação de massa, com um modelo invasivo de persuasão, e a publicidade atual, que busca engajamento dos consumidores em várias plataformas midiáticas, não mais pela imposição de argumentos de venda, mas pelo convite e a participação consentida de internautas na promoção da marca. O artigo discute os pressupostos da atividade publicitária neste cenário de transição e apresenta os elementos criativos, visuais e verbais, que constituem, hoje, os signos de identidade e de personalidade da marca.Downloads
Os dados de download ainda não estão disponíveis.
Publicado
2011-12-15
Edição
Seção
Em Pauta/Agenda
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Como Citar
Ribeiro de Souza, S. M. (2011). A propósito de consumo, censura, cerveja e celebridade: A construção de sentido da marca Devassa. MATRIZes, 5(1), 227-245. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v5i1p227-245