Crítica e metacrítica: contribuição e responsabilidade das teorias da comunicação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i2p101-116Palavras-chave:
Teorias da comunicação, Teoria crítica, Crítica e metacríticaResumo
Este texto discute o caráter cíclico das abordagens críticas da comunicação no Brasil nos últimos 40 anos. Os anos 70, 80 se caracterizaram por teorias de diferentes matrizes que denunciaram a mercantilização da cultura, o esvaziamento do simbólico, as disputas por hegemonia na interpretação da realidade. Os 20 anos seguintes foram marcados por certo abandono do viés crítico, em favor do tratamento de aspectos mais recortados do processo e do produto comunicativo. A partir das discussões recentes de Boltanski, situando os conceitos de crítica e metacrítica, apontamos, ao final, a importância do resgate de olhares mais abrangentes nas análises comunicacionais.Downloads
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Publicado
2014-12-08
Edição
Seção
Dossiê
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Como Citar
França, V. V. (2014). Crítica e metacrítica: contribuição e responsabilidade das teorias da comunicação. MATRIZes, 8(2), 101-116. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i2p101-116