Contra a barbárie da incomunicação e pela construção de uma sociedade educativa

Autores

  • Roberta Brandalise Faculdade Cásper Líbero
  • Sandro Assencio Fundação Santo André

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i2p313-317

Palavras-chave:

Comunicação, educação, ensino-aprendizagem, cultura, cidadania

Resumo

A comunicação na educação, de Jesús Martin-Barbero, trata de questões referentes ao processo de alfabetização em comunicação em suas múltiplas interfaces com a cultura; do descentramento da escola como principal agência socializadora e questiona a hegemonia da cultura letrada ao valorizar a oralidade e a visibilidade como formas de construção do saber; propõe o deslocamento do sistema educacional para uma sociedade dos saberes compartilhados traduzido no projeto de uma cidade educativa.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Roberta Brandalise, Faculdade Cásper Líbero
    Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP). É jornalista formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e atua principalmente nas áreas de ensino e pesquisa. De 2004 a 2009, foi professora conferencista do Centro de Comunicações e Artes (CCA), da ECA/USP. Entre 2012 e 2013, foi orientadora no curso de especialização Mídias na Educação, oferecido pelo Núcleo de Comunicação e Educação (NCE) da ECA/USP e pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Na Faculdade Cásper Líbero (FCL), é professora dos cursos de graduação e pós-graduação e atua especialmente na área de Metodologia e Teorias da Comunicação. Há mais de uma década, estuda a participação da televisão brasileira nas relações sociais e culturais que se dão entre brasileiros e outros povos latino-americanos, em regiões de contato intercultural como as fronteiras entre países. Atenta para as aproximações entre a Antropologia Cultural e Visual, a Sociologia da Cultura, a Educação e os Estudos Culturais Britânicos e Latino-Americanos no campo da Comunicação. Orienta pesquisas que são engendradas nas interfaces entre comunicação e cultura, comunicação e consumo, e comunicação e educação.  Investiga as relações de poder na formação discursiva das narrativas midiáticas de gêneros variados e nos processos de recepção; a inter-relação entre as representações sociais e as midiáticas; a articulação de identidades culturais na mídia; a manutenção e a ruptura de estereótipos e preconceitos nos diversos produtos midiáticos.
  • Sandro Assencio, Fundação Santo André
    Doutor em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo e professor do curso de pós-graduação em Ciências Sociais: economia-mundo, arte e sociedade da Fundação Santo André.

Publicado

2014-12-17

Edição

Seção

Resenhas de livros

Como Citar

Brandalise, R., & Assencio, S. (2014). Contra a barbárie da incomunicação e pela construção de uma sociedade educativa. MATRIZes, 8(2), 313-317. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i2p313-317