Política de comunicação no século XXI: do interesse nacional à gestão cultural

Autores

  • Michael Curtin University of California, Department of Film and Media Studies, Santa Barbara-CA

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v9i1p13-28

Palavras-chave:

Políticas de comunicação, regulação da mídia, gestão cultural

Resumo

Este ensaio fornece um enquadramento para compreender as dinâmicas do século vinte e um da economia da comunicação global. Ele possui quatro objetivos principais: (1) explicar a mudança fundamental na regulação da mídia provocada pela globalização neoliberal; (2) descrever as operações das empresas transnacionais de mídia comercial e mostrar como suas práticas e protocolos afetaram as instituições de mídia em níveis local, nacional e regional; (3) identificar questões que têm alcançado o primeiro plano das deliberações da política de comunicação, com respeito à expressão cultural e ao trabalho criativo; e (4) elaborar uma perspectiva alternativa de política baseada no princípio de gestão cultural.

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Biografia do Autor

  • Michael Curtin, University of California, Department of Film and Media Studies, Santa Barbara-CA
    Professor de Global Media e de Film and Media Studies na University of California. Publicou, entre outros livros, Playing to the World’s Biggest Audience: The Globalization of Chinese Film and TV (University of California Press, 2007). Coeditor do série de livros International Screen Industries do British Film Institute e do Chinese Journal of Communication.

Publicado

2015-06-30

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Curtin, M. (2015). Política de comunicação no século XXI: do interesse nacional à gestão cultural. MATRIZes, 9(1), 13-28. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v9i1p13-28