A afetividade do conhecimento na epistemologia

a subjetividade das escolhas na pesquisa em Comunicação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v12i2p217-234

Palavras-chave:

Epistemologia, Alteridade, Subjetividade

Resumo

Este ensaio propõe uma reflexão sobre a alteridade e as relações intersubjetivas nos estudos de comunicação, partindo das experiências de orientação de pesquisa em diversos níveis, da iniciação científica ao pós-doutorado. De um ponto de vista positivista, a subjetividade é compreendida como um obstáculo para a pesquisa, na medida em que, local de cruzamento de emoções e afetos, opõe-se à análise racional. Contrariamente, alguns epistemólogos como Bachelard e Morin argumentam que não há conhecimento fora de condições subjetivas específicas. Argumentamos que na pesquisa em comunicação não apenas a subjetividade é uma condição fundamental, como a relação com a alteridade precede qualquer ação epistemológica.

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Biografia do Autor

  • Luis Mauro Sa Martino, Faculdade Cásper Líbero

    Jornalista e Professor na graduação e pós-graduação em Comunicação na Contemporaneidade da Faculdade Cásper Líbero. Doutor em Ciências Sociais pela PUC-SP. Foi pesquisador-bolsista na Universidade de East Anglia, Inglaterra. Autor dos livros "Teoria da Comunicação" (Vozes, 2009) e "Comunicação & Identidade" (Paulus, 2010), entre outros.

  • Angela Cristina Salgueiro Marques, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora em Comunicação pela UFMG. Professora do PPG em Comunicação da UFMG.

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Publicado

2018-08-29

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

Martino, L. M. S., & Marques, A. C. S. (2018). A afetividade do conhecimento na epistemologia: a subjetividade das escolhas na pesquisa em Comunicação. MATRIZes, 12(2), 217-234. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v12i2p217-234