Midiatização da ciência

reconfiguração do paradigma da comunicação científica e do trabalho acadêmico na era digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v12i3p101-126

Palavras-chave:

Comunicação científica, Midiatização, Sociabilidade

Resumo

A proposta deste artigo é discutir a midiatização do trabalho acadêmico e a reconfiguração do paradigma da comunicação científica na era digital a partir de cinco esferas que organizam as dinâmicas sociais da ciência. Trata-se de um estudo exploratório a partir de pesquisa qualitativa, baseado em entrevistas com 25 pesquisadores brasileiros bolsistas de produtividade que utilizam mídias sociais para divulgar e compartilhar seus trabalhos. Pretende-se, com essa discussão, evidenciar a transformação da comunicação científica atual, buscando entender como diferentes áreas do conhecimento compreendem esta mudança do paradigma comunicacional pela midiatização da ciência.

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Biografia do Autor

  • Thaiane Moreira de Oliveira, Universidade Federal Fluminense.

    Coordenadora do Fórum de Periódicos e Comunicação Científica (Foco/UFF)

    Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proppi/UFF) Professora do Programa de Pós-graduação em Comunicação (PPGCOM/UFF) Coordenadora do Laboratório de Investigação em Ciência, Inovação, Tecnologia e Educação (Cite-Lab) Universidade Federal Fluminense (UFF)

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Publicado

2018-12-26

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Midiatização da ciência: reconfiguração do paradigma da comunicação científica e do trabalho acadêmico na era digital. (2018). MATRIZes, 12(3), 101-126. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v12i3p101-126