Identificação com a audiência: produção televisiva local

Autores

  • Ada Cristina Machado da Silveira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
  • Adriana Stürmer Centro Universitário Feevale

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v2i2p247-268

Palavras-chave:

television, local production, identity

Resumo

Estudamos, neste artigo, estratégias adotadas por emissoras locais integrantes de redes de televisão nacionais para inserirem conteúdos locais em sua programação para obter sua legitimação junto às comunidades. Focamos nossa pesquisa em uma emissora da Rede Brasil Sul de Comunicações, afiliada da Rede Globo. A emissora, no interior do Rio Grande do Sul, além de adotar uma política de produção editorial descentralizada, com repórteres e estúdio distantes de sua sede, utiliza seu espaço comercial para veicular conteúdos produzidos localmente e alinhados às identidades da microrregião de abrangência. Para ilustrar esta prática, tomamos como exemplo um produto que está há cinco anos no ar, cuja temática é a preservação da memória dos antepassados.

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Biografia do Autor

  • Ada Cristina Machado da Silveira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
    Professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre e Doutora em Jornalismo pela Universitat Autónoma de Barcelona.
  • Adriana Stürmer, Centro Universitário Feevale
    Professora do Centro Universitário Feevale, assessora de projetos da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e mestre em Comunicação.

Publicado

2009-06-15

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

Silveira, A. C. M. da, & Stürmer, A. (2009). Identificação com a audiência: produção televisiva local. MATRIZes, 2(2), 247-268. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v2i2p247-268