Convocação nas revistas e construção do "a mais" nos dispositivos midiáticos

Autores

  • José Luiz Aidar Prado PUC-SP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v3i2p63-78

Palavras-chave:

narrativa jornalística, modalização, mapas cognitivos, convocação, revistas segmentadas

Resumo

Os textos jornalísticos podem ser examinados como produções de sentidos que circulam em torno de um contrato de comunicação em que se projetam um enunciador totalizador e um enunciatário carente. O enunciador opera convocações narrativas para que o enunciatário se transforme rumo a uma melhor situação de ser, ter, saber e poder mais. O contrato é, portanto, um simulacro de uma situação dialógica que pode ser melhor entendida a partir do conceito de dispositivo, de Foucault e Agamben. O texto estuda o funcionamento do dispositivo na construção das modalizações dirigidas ao enunciatário, para que ele consiga esse a mais nos temas ligados à construção da relação homem-mulher em três exemplos de revistas segmentadas.

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Biografia do Autor

  • José Luiz Aidar Prado, PUC-SP
    Professor doutor do Programa de Estudos Pós-graduados em Comunicação e Semiótica da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, organizador da hipermídia A invenção do Mesmo e do Outro na mídia semanal e coordenador do Grupo de Pesquisas em Mídia Impressa - Um dia, sete dias.

Publicado

2011-12-15

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Prado, J. L. A. (2011). Convocação nas revistas e construção do "a mais" nos dispositivos midiáticos. MATRIZes, 3(2), 63-78. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v3i2p63-78