Regimes de visibilidade na publicidade mediatizada

Autores

  • Samuel Mateus Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens - Universidade Nova de Lisboa Fundação para a Ciência e Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i2p259-281

Palavras-chave:

Publicidade, política, mediatização, carisma, visibilidade, internet

Resumo

Nassociedades contemporâneas, em que o fluxo informacional dos novos dispositivostecnológicos de mediação simbólica - como a Internet - enfatiza, com especialdestaque, a imagem, a visibilidade tornou-se um valor político central. Poroutro lado, a própria mediatização da publicidade introduz novos desafios nagestão política das visibilidades.Reflectindosobre as relações entre política, media e publicidade, este artigo pondera asconsequências que a visibilidade, no contexto da mediatização da esfera pública,provoca no campo político. Identificando alguns dos seus actuais regimesconcluir-se-á que a visibilidade possui uma natureza ambivalente para a política, podendo funcionar, quer num registo sinóptico de vigilância e controlo social dos políticos, quer num registo potencial de construção de uma liderança carismática. É na negociação das fronteiras entre o privado e o público que  se jogam politicamente as visibilidades, quer assumam aforma de um risco para a gestão da integridade da imagem pública, quer assumamuma oportunidade para fundar uma liderança carismática, e de fundamentar a personalidade politica, não no herói titânico, mas no homem simples de família que identifica na confiança e na honestidade dois dos valores fundamentais da política.

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Biografia do Autor

  • Samuel Mateus, Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens - Universidade Nova de Lisboa Fundação para a Ciência e Tecnologia
    Licenciado, Mestre e Doutor em Ciências da Comunicação (Universidade Nova de Lisboa). Investigador no Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens, bolseiro de pós-doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia. Autor de "Publicidade e Consumação nas Sociedades Contemporâneas"

Publicado

2014-12-17

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

Mateus, S. (2014). Regimes de visibilidade na publicidade mediatizada. MATRIZes, 8(2), 259-281. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i2p259-281