Mídia, telejornalismo e educação

Autores

  • Beatriz Becker Universidade Federal do Rio de Janeiro. Departamento de Expressões e Linguagens

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v10i1p149-164

Palavras-chave:

Mídia, educação, media literacy, análise televisual, telejornalismo

Resumo

A convergência provoca reconfigurações na produção e no consumo da informação. As audiências são cada vez mais participativas, mas a mídia ainda estabelece a agenda pública na contemporaneidade. A difusão do saber em distintos dispositivos e linguagens constitui-se em um complexo desafio para a Educação. Leituras críticas e criativas das mensagens da mídia colaboram para a ampliação de conhecimentos sobre a realidade social. Este artigo propõe uma reflexão sobre a pertinência da incorporação das dimensões teórico-metodológicas da media literacy e da análise televisual no ensino do jornalismo e na formação escolar por permitirem compreender a relevância dos códigos audiovisuais na elaboração e ressignificação dos discursos midiáticos.

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Biografia do Autor

  • Beatriz Becker, Universidade Federal do Rio de Janeiro. Departamento de Expressões e Linguagens
    Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura e do Departamento de Expressões e Linguagens da ECO-UFRJ e bolsista de produtividade do CNPq. Pós-doutorado na PUC-SP e na Goldsmiths, University of London

Publicado

2016-08-23

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda