Revista Crás!: Quadrinhos Brasileiros e Indústria Editorial

Autores

  • Waldomiro Vergueiro Universidade de São Paulo
  • Roberto Elísio dos Santos Universidade Municipal de São Caetano do Sul

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v3i2p135-152

Palavras-chave:

comunicação, histórias em quadrinhos brasileiras, década de 1970, mercado editorial de quadrinhos

Resumo

Este artigo tem como objetivo resgatar a trajetória das histórias em quadrinhos brasileiras na década de 1970, considerada de especial relevância para o avanço da arte gráfica sequencial no Brasil. Nesse período, observa-se, de um lado, iniciativas de pequenas editoras localizadas em vários estados brasileiros, e, de outro, empreendimentos feitos por editoras de grande porte na publicação de material nacional. Como estudo de caso, apresenta a revista Crás!, produzida pela Editora Abril, de São Paulo, que reuniu talentos veteranos e jovens da arte gráfca sequencial brasileira. A análise dessa publicação revela as difculdades do quadrinho brasileiro frente às necessidades e limites das editoras comerciais e do mercado editorial no país.

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Biografia do Autor

  • Waldomiro Vergueiro, Universidade de São Paulo
    Professor titular do Departamento de Biblioteconomia e Documentação da Escola de Comunicação e Artes e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo e coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP.
  • Roberto Elísio dos Santos, Universidade Municipal de São Caetano do Sul
    Professor do Programa de Mestrado em Comunicação da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) e vice-coordenador do Observatório de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP.

Publicado

2011-12-15

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

Vergueiro, W., & Santos, R. E. dos. (2011). Revista Crás!: Quadrinhos Brasileiros e Indústria Editorial. MATRIZes, 3(2), 135-152. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v3i2p135-152