Tendências do mercado de livros no Brasil – um panorama e os best-sellers de ficção nacional (2000-2009)

Autores

  • Sandra Reimão EACH e ECA - USP

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v5i1p194-210

Palavras-chave:

Livros, mercado editorial, ficção, autor brasileiro

Resumo

Esse artigo está dividido em duas partes: na primeira retratamos o mercado de livros no Brasil entre os anos 2000 e 2009 a partir de dados quantitativos gerais; na segunda parte buscamos entender o mercado livreiro brasileiro a partir das listas de livros mais vendidos e discutimos especialmente a questão da presença do autor nacional de ficção. Nossas conclusões apontam para um momento de inegável crescimento quantitativo do mercado, pujança essa que não está se refletindo em termos de renovação, pois vemos que para grandes tiragens com amplas campanhas de lançamento as editoras, na maior parte do tempo, arriscam pouco, repetindo aqui os best-sellers mundiais da cultura anglo-saxã ou, no caso de autor brasileiro, pessoas públicas já conhecidas especialmente através da televisão.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sandra Reimão, EACH e ECA - USP
    Professora Livre-docente da Universidade de São Paulo na Escola de Artes, Ciencias e Humanidades (EACH) e no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Escola de Comunicações e Artes (PPGCOMECA). Pesquisadora de Produtividade em Pesquisa do CNPq.

Publicado

2011-12-15

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

Reimão, S. (2011). Tendências do mercado de livros no Brasil – um panorama e os best-sellers de ficção nacional (2000-2009). MATRIZes, 5(1), 194-210. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v5i1p194-210