Tendências do mercado de livros no Brasil – um panorama e os best-sellers de ficção nacional (2000-2009)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v5i1p194-210Palavras-chave:
Livros, mercado editorial, ficção, autor brasileiroResumo
Esse artigo está dividido em duas partes: na primeira retratamos o mercado de livros no Brasil entre os anos 2000 e 2009 a partir de dados quantitativos gerais; na segunda parte buscamos entender o mercado livreiro brasileiro a partir das listas de livros mais vendidos e discutimos especialmente a questão da presença do autor nacional de ficção. Nossas conclusões apontam para um momento de inegável crescimento quantitativo do mercado, pujança essa que não está se refletindo em termos de renovação, pois vemos que para grandes tiragens com amplas campanhas de lançamento as editoras, na maior parte do tempo, arriscam pouco, repetindo aqui os best-sellers mundiais da cultura anglo-saxã ou, no caso de autor brasileiro, pessoas públicas já conhecidas especialmente através da televisão.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.