Entendendo as mídias sociais digitais a partir da ideia mcluhaniana de medium-ambiência

Autores

  • Eugenia Mariano da Rocha BARICHELLO Universidade Federal de Santa Maria
  • Luciana Menezes CARVALHO Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v7i1p235-246

Palavras-chave:

McLuhan, medium, mídia social digital, twitter.

Resumo

Este texto propõe um entendimento das mídias sociais digitais contemporâneas a partir da ideia mcluhaniana de medium-ambiência. Em primeiro lugar, reflete sobre o conceito de medium, em McLuhan, levando em conta sua perspectiva de mídia como ambiência cultural e relacionando-o à noção de midiatização. Depois, analisa algumas das principais apropriações dos interagentes em relação ao site Twitter, que permitem configurá-lo como mídia social digital, por meio de uma compreensão derivada do pensamento de McLuhan.

 

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eugenia Mariano da Rocha BARICHELLO, Universidade Federal de Santa Maria
    Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). PQ2 CNPq. Lider do Grupo de Pesquisa em Comunicação Institucional e organizacional UFSM/CNPq.
  • Luciana Menezes CARVALHO, Universidade Federal de Santa Maria
    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Santa Maria (PPGCOM – UFSM), professora do curso de Jornalismo do Centro Universitário Franciscano (Unifra). Santa Maria-RS, Brasil. E-mail: lucianamenezescarvalho@gmail.com

Publicado

2013-06-05

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

BARICHELLO, E. M. da R., & CARVALHO, L. M. (2013). Entendendo as mídias sociais digitais a partir da ideia mcluhaniana de medium-ambiência. MATRIZes, 7(1), 235-246. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v7i1p235-246