A biografia do ponto de vista comunicacional

Autores

  • Igor Sacramento UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i2p153-173

Palavras-chave:

Comunicação, biografia, epistemologia

Resumo

Neste artigo, desenvolvo a noção de biografia comunicacional como metodologia possível para a análise das trajetórias individuais. Esta abordagem considera a comunicação como um conjunto de processos de vinculação entre o “eu” e o “outro”. Parto do pressuposto de que a problemática comunicacional está no fato de que ser significa ser para outro, por meio de outro, para si mesmo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Igor Sacramento, UFRJ
    Doutor (2012) e mestre (2008) em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ. Autor do livro Depois da revolução, a televisão: cineastas de esquerda no jornalismo televisivo dos anos 1970" (Pedro & João Editores, 2011), organizou, entre outras, as seguintes coletâneas: Retórica e Mídia: estudos ibero-brasileiros (com Fernanda Lima Lopes); Mikhail Bakhtin: linguagem, cultura e mídia (com Ana Paula Goulart Ribeiro); e História da Televisão no Brasil (com Ana Paula Goulart Ribeiro e Marco Roxo). Atualmente, realizada pós-doutorado na mesma instituição com bolsa da Capes com o projeto de pesquisa intitulado “Imagens da modernização: a cidade, os artistas comunistas e a televisão brasileira da década de 1970”.

Publicado

2014-12-17

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

Sacramento, I. (2014). A biografia do ponto de vista comunicacional. MATRIZes, 8(2), 153-173. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v8i2p153-173